segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

UNIFICAÇÃO ITALIANA

• Europa (1815-1870)

_ Equilíbrio Europeu - com o Congresso de Viena, lnglaterra. França, Prussia Austria e Rússia - disponibilizaram recursos e territórios foram divididos, para que nao emergisse umn novo Napoleao. Russia se rebela contra o equilíbrio e provoca a "Guerra da Crimeia" (1853-1856) contra a Turquia. As potências ficaram ao lado da Turquia e a Russia foi derrotada.

- Ecos da Revolução Francesa - Liberalismo - Formas representativas de governo, tentando minar a existência de regimes absolutistas.

Nacionalismo - Nao existe uma unica definição. Consiste em uma força política capaz de mobilizar multidões - população com cultura, etnia e cultura comuns, alem de território.

- Reordenamento Politico da Europa - As Unificacoes (1860-1870) - A disputa por matéria- prima faz com que a Equiifbrio Europeu seja abalado. Sardenha - Piemonte e a Prussia iniciam seu processo de unificação, para estimular a economia .

• Unificação da Italia

- Italia - Expressão geográfica (tinha identidade cultural mas não um território em comum). Depois do Congresso de Viena, ficou dividida entre 7 estados onde a região de melhor condição era a de Sardenha-Piemonte.

- O Risorgimento e as revoluções de 1848-1849 - Movimerto intelectual que queria lutar pela unificação italiana.

L' Italia fara de se (a ltália fará por si própria) - Sob a liderança de Giuseppe Mazzini, acreditava que com a ajuda de Sardenha-Piemonte acontecena a unificação. O movimento fracassa, fazendo entender que sem a ajuda francesa, não consegueriam a unificação.

- Cavour e Conferencia de Plombieres - Camilo Senso di Cavour consegue o apoio da França.

Guerra Austro-Piemontesa (Guerra da Italia) - Maio-Julho 1859- Vitórias piemontesas no início e petirção de armistício (Villafranca) por Napoleao III
_ Anexação da ltalia Central e Reino das Duas Sicilias - Toscana, Parma, M6dena e Rornarha foram anexados ao Piemonte por plebiscito. Com ajuda de Garibaldi e dos camisa-vermelhas, se anexa e reino das duas Sicilias, Marcas e Umbria.

_ 1861 - Forma-se a reino da Italia. Victor Emanuel é proclamado rei. Ficam fora do reino: Roma, Veneza, Trentino, Ístria e Trieste. A igreja nao admite a anexação do Vaticano declarando a Questãoe Romana.

- O irredentismo - A Unificação é copletada em 1870, porém Ístria, Trietes e Trentino estavam sob domínio da Áustria (regiões conhecidas como Itália Irredenta, ou seja "não resgatada", situação que alimentou o nacionalismo Italiano. No início do século XX, a Itália vivia uma monarquia Parlamentarista, o voto era censitário e havia muita corrupção. O norte era muito industrializado enquanto que o sul, atrasado. 

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Você faz o comentário! 9º Ano

"Em 1905, era publicado A América Latina: Males de Origem, de Manuel Bonfim. Nele, o autor discordava de que o clima tropical, a miscigenação e as chamadas “raças inferiores” fossem as causas do atraso dos países do continente, como vários ensaístas da época insistiam em afirmar. Em um livro “duro para os preconceitos de seu tempo”, segundo o crítico Antonio Candido, Bonfim explicava o fenômeno por meio da noção de parasitismo, emprestada das ciências biológicas. Criticava o governo, as elites e a exploração das colônias pelas metrópoles – e dos trabalhadores (livres ou escravos) pelos patrões (ou senhores). Foi muito criticado por seus contemporâneos, como Sílvio Romero, que o atacou numa série de 25 artigos num semanário carioca em 1906". (Aventuras na História)

Faça uma breve pesquisa sobre a condição dos países da América Latina hoje em comparação aos países europeus e faça um comentário: será que esta condição tem a ver com a colonização de exploração, sofrida por estes países? 

Os melhores comentários ganharão 0,5 ponto na prova do dia 01/03! Boa sorte!