terça-feira, 26 de janeiro de 2010
8o. Ano - INCAS
- Maior império da América pré-colombiana durou menos de um século
- Do sul da Colômbia até o Chile (p. 91)
- Tinha 6 milhões de habitantes, compostos de uma grande diversidade étnica.
- 100 províncias administrativas- Não conseguiram completar a tarefa de fazer uma população homogênea quanto língua, cultura e religião.
- seus domínios chamavam-se Tahuantinsuyo “terra dos quatro quartos” – território dividido em quatro regiões. Cuzco era a capital do Império. As regiões eram baseadas nas diferenças geográficas e era o principio básico da organização social e política.
- Quatro regiões: caracterizadas pelo litoral baixo e as terras altas dos Andes, também tinha divisão norte – sul. Agricultura e população : sul de Cuzco, bacia do lago Titicaca e altiplano boliviano (Collasuyu), o maior dos quartos, no Sul. Ricas regiões costeiras, vales agricultáveis graças às extensas redes de irrigação (Chinchaysuyu). Antisuyu e Cuntisuyu não eram populosos e produtíveis como os outros.
- Animais – carne (patos e suínos)
- Lhama – lã e carga
- Cães domesticados
- Milho, feijão, abobora, pimenta, abacate e coca.
- O imperador era o líder – descendente do rei sol – Inti. Era tratado como divindade. Era polígamo, mas a primeira esposa era irmã do imperador. Descendente era o filho mais competente nascido da esposa principal.
- Tinha grande fortuna pessoal e sua propriedade continuava sendo dele mesmo depois da morte, não sendo herdada por ninguém;
- Cada imperador tinha que conquistar sua própria fortuna, o que explica a conquista de territórios;
- Incas de sangue = parentes da família real.
- Incas por privilégio = habitantes de Cuzco que falavam o quéchua. Só eles podiam ser os altos funcionários.
- Quando uma área era conquistada, eles mantinham a autoridade no poder. Incorporava a administração local ao poder; se causasse problema, era substituído por um inca de privilegio.
- Padrão rural – os incas viviam em aldeias
- Sistema de estradas que ligavam as regiões do império, que impressionou os espanhóis.
- Todos os grandes centros administrativos eram ligados a Cuzco.
- Tráfego restrito a missões especiais
- Chaskis – mensageiros do império
- Oficialmente; todas as terras pertenciam ao imperador, que por causa de sua generosidade, oferecia terras aos súditos;
- Impostos do trabalho supervisionado (cultivos de fazendas estatais) mita (trabalho em projetos públicos), prestar serviço militar Guerreiros mais valentes eram premiados – o bom desempenho militar era a única forma de ascensão social.
- Nobres ou sábios (artesãos) não pagavam impostos.
- Religião: adoração de seus ancestrais: súditos esperavam a proteção de seus mortos. Os corpos eram objetos sagrados. O deus adorado era o deus –sol Inti. Havia também Wiraqocha (criador), Killa (deusa-lua), Illapa (deus-trovão), Pachamama (deusa-terra) e Mamaqocha (deusa-água).
- Templo do Sol, onde viviam os sacerdotes e as mamakonas, mulheres belas que faziam parte da classe sacerdotal.
- Calendário Lunar organizava as cerimônias religiosas. Havia sacrifícios de animais e humanos.
- Huaca = coisas associadas ao sobrenatural.
- Toleravam religiões diversas para não haver atrito com os povos conquistados, mas queriam uma unidade religiosa.
- Astecas, Incas e colonização espanhola – Populações estavam acostumadas a servir uma hegemonia que cobrava impostos. Dessa forma, os espanhóis eram apenas uma outra hegemonia. Os súditos continuaram disciplinados, não oferecendo muitas dificuldades para os espanhóis.
Exercícios: 06 até 12
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário