terça-feira, 26 de janeiro de 2010
8o. Ano - MAIAS
Localização: Guatemala, porções de Chiapas e Tabasco, Península de Yucatán, Belize e porções limítrofes de Honduras e El Salvador.
Sociedade Maia: Se localizavam em cidades-estado, governadas por um chefe hereditário e sacerdotal, o halach uinic, que governava com o auxílio de um Conselho. Auxiliavam também os responsáveis civis, (batab) e militares (nacom), formado por nobres e sacerdotes. Tinham escravos, que eram os prisioneiros e criminosos. Há duas grandes divisões sociais: a do grupo dominante (governantes, sacerdotes e guerreiros de alta posição) e o povo comum.
Economia: agrícola, baseada no milho
Maias: resistiram de 1527 até 1535, mas foram completamente dominados em 1540.
Civilização Maia: Provida de aspectos primitivos e desenvolvidos. Dentre os primitivos, destaca-se o estágio neolítico (pedra polida), agricultura primitiva (com queimadas e sem adubo) e não conheciam a moeda. Dentre os aspectos desenvolvidos, tinham sistema hieroglífico complexo, conhecimentos astronômicos avançados (calendário solar de 365 dias e 18 meses de 20 dias cada um e um ultimo, com apenas 5 dias. Previam eclipses). Tinha um calendário litúrgico e um sistema aritmético vigesimal que compreendia o 0.
Religião: Adoravam as forças da natureza. Para eles, o mundo teria um céu sustentado por árvores e deuses. Debaixo da terra haveria outros 13 céus e sob eles 9 mundos. O nono significa o mundo da morte. Incluía sacrifícios, jejuns e oferenda de sangue às divindades.
Arquitetura: a arquitetura era puramente a serviço da religião. As pirâmides tinham até 60 metros, com templos retangulares no topo.
Exercícios: p. 97
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário