segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

UNIFICAÇÃO ITALIANA

• Europa (1815-1870)

_ Equilíbrio Europeu - com o Congresso de Viena, lnglaterra. França, Prussia Austria e Rússia - disponibilizaram recursos e territórios foram divididos, para que nao emergisse umn novo Napoleao. Russia se rebela contra o equilíbrio e provoca a "Guerra da Crimeia" (1853-1856) contra a Turquia. As potências ficaram ao lado da Turquia e a Russia foi derrotada.

- Ecos da Revolução Francesa - Liberalismo - Formas representativas de governo, tentando minar a existência de regimes absolutistas.

Nacionalismo - Nao existe uma unica definição. Consiste em uma força política capaz de mobilizar multidões - população com cultura, etnia e cultura comuns, alem de território.

- Reordenamento Politico da Europa - As Unificacoes (1860-1870) - A disputa por matéria- prima faz com que a Equiifbrio Europeu seja abalado. Sardenha - Piemonte e a Prussia iniciam seu processo de unificação, para estimular a economia .

• Unificação da Italia

- Italia - Expressão geográfica (tinha identidade cultural mas não um território em comum). Depois do Congresso de Viena, ficou dividida entre 7 estados onde a região de melhor condição era a de Sardenha-Piemonte.

- O Risorgimento e as revoluções de 1848-1849 - Movimerto intelectual que queria lutar pela unificação italiana.

L' Italia fara de se (a ltália fará por si própria) - Sob a liderança de Giuseppe Mazzini, acreditava que com a ajuda de Sardenha-Piemonte acontecena a unificação. O movimento fracassa, fazendo entender que sem a ajuda francesa, não consegueriam a unificação.

- Cavour e Conferencia de Plombieres - Camilo Senso di Cavour consegue o apoio da França.

Guerra Austro-Piemontesa (Guerra da Italia) - Maio-Julho 1859- Vitórias piemontesas no início e petirção de armistício (Villafranca) por Napoleao III
_ Anexação da ltalia Central e Reino das Duas Sicilias - Toscana, Parma, M6dena e Rornarha foram anexados ao Piemonte por plebiscito. Com ajuda de Garibaldi e dos camisa-vermelhas, se anexa e reino das duas Sicilias, Marcas e Umbria.

_ 1861 - Forma-se a reino da Italia. Victor Emanuel é proclamado rei. Ficam fora do reino: Roma, Veneza, Trentino, Ístria e Trieste. A igreja nao admite a anexação do Vaticano declarando a Questãoe Romana.

- O irredentismo - A Unificação é copletada em 1870, porém Ístria, Trietes e Trentino estavam sob domínio da Áustria (regiões conhecidas como Itália Irredenta, ou seja "não resgatada", situação que alimentou o nacionalismo Italiano. No início do século XX, a Itália vivia uma monarquia Parlamentarista, o voto era censitário e havia muita corrupção. O norte era muito industrializado enquanto que o sul, atrasado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário