terça-feira, 26 de janeiro de 2010

8o. Ano - AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS




Século XV e XVI na Europa: Estava acontecimento o renascimento, a formação dos Estados Modernos e a Expansão marítima (descobrimentos do novo mundo e dos povos pré-colombianos).

Por que pré-colombianos? Significa antes de Cristovão Colombo

Índios? Essa seria uma concepção geográfica errônea. Europeus pensavam ter atingidos as Índias. Então, seus habitantes seriam índios.

Índios=Índios? Eles não tinham nenhuma consciência de indianidade. Consciência indígena é algo atual. Hoje, com a ajuda de antropólogos, tenta-se reconstruir o passado.

Mas podemos continuar chamando os índios de índios? Sim, pois são grupos que compartilham o mesmo meio geográfico e os mesmos recursos disponíveis.

Isolamento: África, Ásia e Europa: única massa territorial havia contato entre os povos. A América se encontrava em isolamento. A dominação se deu pela alta tecnologia bélica dos europeus e a falta de resistência imunológica dos indígenas.

Origem dos povos pré-colombianos: seriam autóctones ou teriam feito o caminho de norte para o sul. Nesse sentido, seriam asiáticos.


A classificação em sedentários, semi-sedentários e não sedentários proporciona uma visão ampla, ao mesmo tempo que propor algumas simplificações.

Relações europeus X indígenas: Europeus concentraram atenções nas áreas sedentárias (mesoamérica), organizando a sociedade americana do século XVI.

Povos sedentários: Maias, Incas e Astecas, localizados na Mesoamérica e Andes Centrais.

Exercícios: p. 97

2 comentários:

  1. Isso é bom ajuda muito quando vai estudar para a prova!!

    ResponderExcluir
  2. Ameii.. era isso que eu etsva proucurando! bjs.. ao pessoal do sait..

    ResponderExcluir