terça-feira, 26 de janeiro de 2010

6o. Ano - PRÉ-HISTÓRIA



• Introdução

- Pré-História = período anterior ao da escrita
- Escrita – surgiu por volta de 3 200 a.C entre os povos egípcios e mesopotâmicos.
- Primeiros ancestrais do homem – 3 milhões de anos, ou seja, maior parte da história da humanidade ocorreu ANTES da escrita = Pré-História.
- História: tem aproximadamente 5 mil anos.

• Periodização da Pré História

- Idade da pedra: 95% da história humana. Tem esse nome por causa da pedra, que era utilizada para fabricar diversos utensílios.

- Idade da Pedra – dividida em paleolítico e o neolítico. Alguns historiadores também compreendem o período mesolítico, entre as duas outras divisões.
- Não é fechada – novas descobertas podem alterar o conhecimento sobre o período.
-Paleolítico – Mais antigo e longo período. Iniciou-se com os ancestrais do Homo sapiens e terminou em aprox. 10 000 a.C. Chamado de Idade da Pedra lascada.
- Termo “antiga idade da pedra” – palaios – antigo e lithos – pedra.
- Características - Viviam da caça, pesca e coleta. Atividade econômica predatória - (nômades). A vida dos seres humanos dependia das condições climáticas – Ocorreram as glaciações e os períodos interglaciais.
- Machados e arpões para pesca eram feitos através da lasca das pedras.

- Peridiozação:
Paleolítico inferior: 3 milhões de anos até 10 000 a.C – ocorreram três grandes glaciações. O mais antigo ancestral do homem teria surgido na África (australopitecos) – indústria de bifaces. Os seres humanos eram mais coletores que caçadores. As primeiras carnes consumidas deveriam ser de animais mortos, posteriormente animais pequenos e adoecidos, culminando em uma técnica de caça.

Paleolítico médio: 100 000 a.C até 40 000 a. C – a baixa temperatura da terra teria extinguido alguns animais e feito o homem a passar se abrigar em cavernas. Nesse período teria surgido o homem de Neandertal e as prime iras crenças.

Paleolítico superior: 40 000 a.C a 10 000 a.C – Surgimento da rena e desaparecimento do homem de Neandertal. Primeiro registro do Homo sapiens. Há a ocorrência de laminas e objetos feitos de osso. Os utensílios de pedra são mais sofisticados. Desenvolvimento da arte, de grupos de caça e acampamentos.

Mesolítico – Utensílios mais sofisticados, além do surgimento de uma economia de produtores associada a criação de animais e rudimentar atividade agrícola. Nem todas civilizações passaram por este estágio.

Neolítico – (néos – novo e lithos – pedra). Antiga “Idade da pedra polida”. Revolução neolítica ( modos de vida, pratica funerária, atividades profissionais, etc).

Revolução neolítica: O ser humano se estabelece como produtor. Criou suas fontes de alimento – pecuária e agricultura.
Conseqüências da revolução neolítica: Homens são capazes de acumular reservas de alimentos e há a diminuição do nomadismo. Há a sedentarização e fixação do homem. Há o aumento da população e desenvolvimento de outras atividades, já que não tinham mais que procurar alimento. Há a divisão do trabalho e dependência entre os seres humanos. Iniciam-se as trocas e o comércio.
Características e difusão do neolítico: essa revolução não aconteceu simultaneamente em todos os lugares. O núcleo deste desenvolvimento teria sido o Oriente Médio (Crescente Fértil).
Desenvolvimento da família e do Estado: fortes instituições surgem: família e Estado (território, governo e uso da violência).
Surgimento das cidades: agricultura aumentou o grupo de pessoas, que passam a ter uma organização (governo e administração). A tecnologia avançou (metalurgia, técnicas de construção, calendários).
Primeiras civilizações: Surgiram na Mesopotâmia e no Egito, Índia, China, Creta, México e Peru. Civilização: pessoas estabelecidas com um governo central e sociedade dividida em camadas, que possui escrita e monumentos.

Idade dos metais- seres humanos passam a utilizar o metal (cobre e bronze).


Exercícios: 31 até 40 p. 105

Nenhum comentário:

Postar um comentário