terça-feira, 26 de janeiro de 2010

8º ANO: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL




• Introdução: 1789-1848 – Houve uma dupla revolução: Francesa e Industrial, que também é importante marco na inauguração da época contemporânea; transformações no plano político e econômico. Existiram algumas pré-condições para que a Revolução Industrial fosse possível: Acumulação prévia de capitais, concentração de capitais, comportamento inovador, mão de obra disponível, mercados de consumo, infraestrutura, complementaridade e reciprocidade das condições.
• Inglaterra antes da Revolução Industrial: Havia os open fields que não eram eficientes na produção. Havia também as pequenas manufaturas, as famílias se dedicavam ao cultivo no verão e à fiação durante o inverno. Toda produção se destinava ao mercado local. A circulação de pessoas e capital era restrita em decorrência das péssimas condições de comunicação e transporte.
• Fatores que propiciaram a Revolução Industrial na Inglaterra: 1) Revolução Comercial: as colônias propiciaram uma monetarização da economia, que ficou conhecida como Revolução Comercial. O intercâmbio de mercadorias cresceu assim como se organizou a atividade empresarial. O excedente econômico também se formou, houve o crescimento do comércio e urbanização. É importante ressaltar também a importância do progresso científico. Além disso, as revoluções Inglesas que incorporaram o Parlamento garantiram que se incentivasse as inovações tecnológicas. A Inglaterra havia se tornado a maior potência marítima e comercial, tinha sólido sistema bancário e capital abundante. Era dotada também de recursos naturais importantes, como carvão mineral e o minério de ferro, além de politicamente estabilizada. 2) Revolução Demográfica: Houve neste período rápido crescimento da população. O aumento da população propiciou um aumento de fatores de produção. 3)Revolução Agrária: Transformações que ocorreram no campo, como a agricultura em larga escala no lugar dos open fields, passou-se de uma produção de subsistência para uma produção de mercado, aumento da produtividade. Houve o fechamento das terras, cercamentos ou enclosures (fechamento dos campos dos yomen e sua expulsão para criação de ovelhas em grandes propriedades – “ovelhas devorando homens” de Thomas Morus). Os cercamentos proporcionaram concentração de renda e o destino dessa renda foi a industrialização. A agricultura passa a incorporar conhecimento científico para maior produtividade. A Revolução agrícola contribuiu para a revolução industrial a medida em que alimentou a população em expansão, com menos importação de alimentos, reservas de dinheiro puderam ser investidas em outras coisas, os agricultores elevaram seu nível de vida, o mercado interno se fortaleceu e ofereceu subsídios para a indústria britânica. A questão da pobreza na Inglaterra passou dos senhores feudais para a Igreja e desta para o estado com a criação das Poor Laws custava dinheiro. Todos tinham a obrigação de trabalhar e muitas vezes esta mão de obra foi utilizada nas indústrias. 4) Revolução nos transportes: importante em interligar as regiões produtivas da Inglaterra. Os canais que interligavam os rios foram muito importantes e permitiu à Inglaterra construir um sólido mercado interno.
• Em que consistiu a Revolução Industrial? O processo de industrialização foi uma resposta ao aumento da procura de produtos manufaturados. Existem três formas de manufaturas; o artesanato (o artesão é independente e proprietário dos instrumentos de produção. Ele é responsável pela produção da peça inteira. A produtividade é pequena); a manufatura (usa-se mais ferramentas e mais pessoas participam do processo de produção. Depende de um Merchant manufacturer – ou seja, um mercador de matérias primas. Os meios são rudimentares); e a indústria (Não há sistema doméstico de produção, instaura-se o sistema fabril – a máquina entra no lugar da ferramenta e comanda o processo de produção. A máquina independe da força humana para funcionar: surge uma nova realidade.
• Uma nova realidade: Os manufaturados variavam de acordo com a vontade e disposição produtiva do homem: os produtos industrializados não. O homem agora é que se subordina aos movimentos da máquina. A quantidade da produção se adéqua à procura. Formam-se cidades imensas ao redor das grandes fábricas. Há também uma queda na qualidade de vida: longas jornadas de trabalho; há acidentes de trabalho, a família toda é obrigada a trabalhar e os salários são baixos. As famílias se amontoam em cortiços onde a higiene é precária.
• Inovações técnicas: Energia a vapor, teares mecânicos, desenvolvimento da metalurgia. Barcos a vapor e locomotivas foram grandes inovações.
• Segunda Revolução Industrial: Deixa de ser um fenômeno inglês e se expande para outras áreas do globo. A tecnologia se inova, energia elétrica é uma das inovações. O telefone e o código Morse também se destacam. Há a formação de grandes monopólios comerciais. A terceira Revolução Industrial seria marcada pela informática, seria a Revolução tecnológica.
• Resultados da Revolução Industrial: As modificações repercutiram em diversos campos: 1) Política: as cidades passam a ser os grandes centros decisórios de governo, assim como se organizam partidos que buscam representar o operariado e a classe média. O poder político de um país, que antes era territorial, passa a ser medido em relação a sua capacidade produtiva. 2) Sociedade: A urbanização se acelera sem nenhum plano, o que faz das cidades locais insalubres, onde a qualidade de vida não era das melhores.Há a formação de duas novas classes: o operariado e a classe média urbana. Para tentar amenizar as péssimas condições de trabalho, surgem sindicatos e cooperativas de operários. 3) Economia: a manufatura não é capaz de competir com as indústrias. O sistema doméstico termina e agora as máquinas pertencem ao empregador Houve a divisão do trabalho e o tempo passou a ser prioridade. A produção em série surge para atender os mercados consumidores. A economia passou a ser dividida em setor primário, secundário e terciário. Aumenta a influência dos empresários. Há a necessidade de exploração de outros continentes em busca de matéria prima, o que ocasiona o evento histórico conhecido como Imperialismo e Neocolonialismo, pautado num rígido monopólio comercial. Assim, algumas áreas se especializam em determinadas funções, ou na produção manufatureira ou de matérias primas: é a chamada DIT (Divisão Internacional do Trabalho). 4) Cultura: A revolução Industrial estimulou a criação científica. Os mais diferentes bens foram colocados nas mãos da população (jornais, rádio, cinema, etc.). Desenvolvem-se as doutrinas coletivistas, dentre eles o socialismo utópico, ou seja, inalcançável. O Anarquismo seria a ausência de governo e é defendido por grandes teóricos como Proudhon e Bakunin. É contrário ao capitalismo; a propriedade privada seria a ruína daqueles que são despossuídos. O Comunismo tem como principais teóricos Marx e Engels e também é contra o capitalismo. Para se chegar ao poder, é necessária uma revolução conduzida pelo partido comunista em escala universal. Defende a ditadura do proletariado. Anarquistas, socialistas e comunistas se colocam contra o capitalismo, mas são diferentes. O Socialismo condena a ditadura do proletariado e o partido único, admitem uma economia de mercado “vigiada”, além da eleição no lugar da revolução.

• Exercícios: pp. 105-107

Nenhum comentário:

Postar um comentário