terça-feira, 26 de janeiro de 2010

6o. Ano - OS SETE REIS DE ROMA


OS SETE REIS DE ROMA (p.124 – 130)

A Monarquia Romana envolve LENDAS. É muito difícil separar a história verdadeira das lendas. Roma teve 7 reis, depois fora implantada a República.

• 1. Rômulo (753-716 a. C)

- Criação entre os bosques da Arx e do Capitólio um lugar para refugio dos fora-da-lei. Esse seria o primeiro núcleo de população romana;
- Rapto das sabinas: como faltavam mulheres em Roma, Rômulo decide raptar as jovens de seus vizinhos, os sabinos durante a festa em homenagem ao deus Consus, no dia 21 de agosto. O rei dos Sabinos, Tito Tácio, invade Roma.
- Tarpéia era filha do guardião do Capitólio, que, ao se apaixonar por Tito Tácio, promete entregar-lhe a cidade caso ele se casasse com ela. Depois de conseguir o que queria, Tácio esmaga Tarpéia com um escudo.
- Luta e acordo entre romanos e sabinos: os sabinos tomam o Capitólio, mas as esposas sabinas, que estavam amando os maridos romanos, pedem que as tropas de Tito Tácio cessem os ataques. É assinado um acordo unindo os dois povos e também as suas terras. Tito Tácio ficou rei, mas morrendo, Rômulo retorna ao posto.
- Reinado de Rômulo: durou 33 anos e culminou com o desenvolvimento de Roma. Foi considerado “Pai da Pátria”. Aos 54 anos, enquanto passava o exercito em revista, uma tempestade o levou. Diz-se depois que ele teria sido levado pelos deuses e se convertido no deus Quirino. Desconfiados da história, descobriu-se que ele fora assassinado pelos senadores.



• 2. Numa Pompílio (715-672 a.C)

- Reformas religiosas – Tinha origem Sabina, se casou com Tácia, filha de Tito Tácio e foi responsável pelo estabelecimento do culto religioso em Roma.
- O templo de Jano – Jano é o mais antigo rei Romano, que teria fundado uma cidade nas colinas – Janículo e tido um filho chamado Tibre (rio que banha Roma) Inventou barcos e dinheiro. A honestidade reinava em seu reinado. Seria responsável pelo milagre que salvou Roma da conquista sabina.

• 3.Túlio Hostílio (673-642 a.C)

- Achava que a paz deixaria os romanos fracos. Propõe uma guerra contra Alba Longa.
- A guerra é impedida no ultimo momento por Mécio Fufécio que acreditava que as cidades ficariam fracas por causa dos conflitos. Haveria um combate então, entre os campeões dos dois lados;
Cada lado tinha três irmãos: os Horácios e os Curiácios; os Horácios vencem.
- Horácia, vendo o irmão chegar e sabendo da morte do Curiácio a quem foi prometida, se desespera. Horácio mata a irmã.
- Horácio é preso por ser acusado de punir a irmã no lugar do Estado; condenado a ser açoitado até morrer.
- O pai de Horácio defende o filho, que é absolvido (espírito cívico dos romanos).
- Destruição de Alba Longa – Mécio volta a declarar guerra a Roma, Túlio manda prendê-lo, que tem o corpo dilacerado por cavalos. Alba Longa foi destruída e seus cidadãos exilados. Nesta época, Roma tem grande desenvolvimento comercial.


• 4. Anco Márcio (640 – 616 a.C)

- Guerra do Lácio – Era neto de Numa Pompílio. Anco fortaleceu as práticas religiosas e tinha uma política pacifista, que encorajou as cidades vizinhas a atacarem Roma. Derrotou os latinos e lhes atribuiu cidadania. Incorporou sua população a Roma.
- Política interna – Criou um cárcere e estendeu as fronteiras. Lúcio Tarquínio, etrusco e conselheiro do rei, o sucede no poder.

• 5. Tarquínio Prisco (616 – 579 a.C)

- Como ficou conhecido Lúcio, fez Roma prosperar. Construiu o templo de Júpiter e implantou muitos costumes etruscos em Roma. Realizou drenagem de pântanos e rede de esgotos.
- Iniciou as cerimônias de fundação das cidades, o “triunfo”, quando o general responsável pela vitoria entrava com toda pompa na cidade recém conquistada.
- Tarquínio foi assassinado.

• 6. Sérvio Túlio (578-534 a.C)

- É genro de Tarquínio. Fortaleceu o poder central e dividiu o povo em 7 classes. Estabeleceu o censo.
- Sua filha e seu genro tramam contra os esposos e se casam; Túlia mata o próprio pai por ambição. Inicia-se o reinado de Lucio Tarquínio, o soberbo.

• 5. Tarquínio Soberbo (534 – 509 a.C)

- Foi um rei despótico, alterou leis que atingiam a plebe e o Senado, matando senadores que lhe faziam oposição.
- Serpente leva os filhos de Soberbo ao Oráculo de Delfos para desvendar o que ela significaria. Se fingindo de tonto, Bruto vai junto e, ao ouvir a profecia do Oráculo, muda a sorte do futuro rei de Roma.
- Lucrecia e a honra desfeita (exaltar a virtude da mulher).
- Bruto se enfurece com o que aconteceu: decide expulsar Tarquínio e seus descendentes. A monarquia cai em 509 a. C.
- Colatino e Bruto tiveram que lutar contra a oposição à República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário