domingo, 3 de abril de 2011

8º Ano: Você faz comentário! Brasil Colônia

Trabalhamos a letra da música Brasil, de Cazuza em sala de aula. No ano de 2010, a música trabalhada foi a Canção do Subdesenvolvido, de Carlos Lyra. Disponibilizo aqui o clipe para que vocês conheçam o intérprete.

Analise o trecho a seguir da música e faça sua crítica de como nossa história foi, desde o começo,  uma trajetória onde poucos fizeram fortuna em detrimento e marginalização de muitos.

"Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer..."

3 comentários:

  1. Muitos tipos de analise desta musica estão corretas, porem faço a minha:

    Cazuza esta dizendo nesta música a sacanagem da corrupção no Brasil, acho importante destacar o que ele fala sobre os altos impostos que são pagos no Brasil(é pagado imposto até em uma simples bala de 5centavos)e por incrível que pareça eles são muito altos e revelam o quanto a corrupção é grande no Brasil.
    "Brasil mostra a sua cara. quero ver quem paga pra gente ficar assim" e enquanto tiver esta corrupção brasileira estaremos em um patamar inferior aos países de primeiro mundo.

    ResponderExcluir
  2. marie aqui é o pedro diaz....eu acho que esse trecho da musica diz que nós pagamos pelas coisas e não ganhamos oque esperavamos e diz tambem do impostos que ja vinham cobrando antes mesmo de nós nascermos

    ResponderExcluir
  3. Na música achei que Cazuza disse que o nosso pais sempre esta piorando e ainda continua, ou seja esta regredindo em todos os aspectos como política, economia, corrupção, etc..., ele também quer dizer que esta muito arrependido com o "país" pois não mais nada para melhorar, também quis dizer que mesmo com o pais "andando para trás" muita gente ainda acredita que em um dia ele vai melhorar, que também muitas pessoas se sentem pois parece que são largadas pelo governo sem saúde alimentação direitos etc..., o país sendo tão "maravilhoso" e é largado pelos políticos que não querem nem saber de melhorar e progredir, na minha opinião a musica dizia verdade na época e vai continuar valendo por muito tempo pois até agora a realidade é a mesma e podem inventar quantas músicas, propagandas, campanhas etc... que ninguém vai fazer nada para melhorar o país e sim para desviar dinheiro dos impostos que pagamos para eles e a população que continua sofrendo.

    Flávio Henrique Fernandes Santino - 8º ano

    ResponderExcluir