terça-feira, 26 de janeiro de 2010

6º ANO: FORMAÇÃO DO POVO GREGO


• Introdução: Os antigos habitantes da Grécia eram os pelágios. Eram agricultores e caçadores e viviam em pequenas aldeias. Entre 3000 e 2500 a.C os habitantes das Cíclades exerceram hegemonia no mar Egeu. A cultura se tornou notável pelas estátuas de mármore em forma humana. Eles se misturaram com a população nativa por volta de 1900 a.C. Em 1500 acontece uma nova invasão vida do Norte e, desde essa época podemos chamar esses povos de gregos ou helenos.
• Civilização cretense ou minóica: Chama-se minóico o povo que se estabeleceu em Creta. Eram, em sua maioria, provenientes da região do Crescente Fértil. Dedicavam-se à agricultura, navegação, produção de manufaturas. Eram muito importantes, o que se atesta na cidade de Cnossos. Adotaram um alfabeto e escrita linear.
• Estilo de vida: Os cretenses tinham uma concepção religiosa diferente dos povos do Oriente; não temiam seus deuses, nem se preocupavam com a vida após a morte. As mulheres tinham papel de destaque na vida social e as cenas de guerra são raras.
• Relações entre cretenses e gregos: A fusão entre as duas culturas deve ter ocorrido depois de 2000 a.C. Há traços de influência cretense na cultura grega e vice versa, como por exemplo, a escrita linear. As técnicas militares também apresentam influências e, os povos do Continente podem ter atacado Creta, determinando sua extinção. Sem saber ao certo se por saques ou terremotos, depois de 1400 a.C, a cultura cretense nunca mais foi a mesma, apesar de continuar representando importância comercial para o Mar Egeu.
• Civilização micênica: Influenciada por Creta, concentrava interesses na guerra e na expansão territorial. O nome vem de Micenas, importante cidade do Peloponeso. Expandiu domínio pelo continente através do domínio das técnicas de arquitetura e engenharia civil e nova organização militar. Como Homero destacou, apreciavam, sobretudo, a guerra. Lutas internas e a invasão dória vão abalar a civilização micênica. Os dórios se instalaram na região da Lacônia e deram origem a cidade de Esparta.
• Período das Trevas: É como é chamado o período que compreende os séculos XI e VIII a.C, quando os dórios dominaram, destruíram e desorganizaram Micenas. Registros escritos desaparecem no Mar Egeu, reaparecendo apenas no século VII a.C. A partir de então, os elementos mais característicos da cultura grega floresceram em cidades como Atenas, Tebas e Corinto. Os antepassados dos gregos são conhecidos como jônios, aqueus, eólios e dórios.
• Exercícios p. 115

Nenhum comentário:

Postar um comentário