terça-feira, 26 de janeiro de 2010

7o. Ano: FUNDAÇÃO DE ROMA


Por que estudamos a história de Roma: O mundo atual tem muito do ideal greco-romano, como a valorização do homem, atitude indagativa, concepção de beleza e política.

V ao I a.C – Península Itálica (Roma)

Gregos: particularistas – não chegaram a fundar um Estado unificado, o que lhes conferia vulnerabilidade. Foram dominados do século IV a.C ao XIX.

Roma: deu continuidade à civilização grega à sua maneira. Os romanos eram mais práticos, prezavam pela unificação territorial. Sua língua, o latim, deu origem a várias outras línguas. O Direito Romano é fundamental para o Direito Ocidental.

Fundação de Roma: Segundo a tradição, em 753 a.C é fundada em uma colina da região do Lácio a cidade que é a origem de Roma.
- Ao certo, nada se sabe. As histórias são em sua maioria fantasiosas. Os principais relatos são de Virgilio (Eneida) 70-19 a.C, e Tito Lívio (Ab Urbe Condicta) 59-17 a.C.

Organização social de Roma: 1) Patrícios: descendentes dos fundadores – privilegiados 2) Clientes – agregados dos patrícios 3) Plebeus- vencidos e estrangeiros – não tinham direitos 4) Escravos- faziam o serviço e eram conquistados em guerras.

Periodização: Monarquia (753-509 a.C) República (509-31 a.C) Império (31 a.C-476 d.C)

Exercícios: 1 a 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário