terça-feira, 26 de janeiro de 2010

8o. Ano - ECONOMIA COLONIAL




• Características da economia colonial: Os produtos completavam a economia metropolitana, onde há o pacto colonial, acentuado no Brasil pelo Alvará de D. Maria (1785) que proibia manufaturas no Brasil. A exploração tinha caráter predatório, os escravos foram a mão de obra mais utilizada (quatro milhões de africanos entraram no Brasil entre 1531 e 1855). A produção era sempre feita em larga escala e costuma ser dividida por ciclos:
• Ciclo do Pau-Brasil (1500-1532): O pau-brasil era de monopólio do governo português desde 1501 e explorado através do escambo e do sistema de feitorias. O sistema de exploração era o de arrendamento. O primeiro arrendatário foi Fernando de Noronha.
• Ciclo do Açúcar (1532-1654): Como não se havia encontrado minérios, a agroindústria serviu de opção aos portugueses. Exige alto investimento inicial e criam uma grande concentração de guerra. Iniciou-se em São Vicente, passando para o Nordeste em decorrência da existência do solo de massapé. A sociedade é patriarcal e era dividida entre senhores e escravos, com pouca ou nenhuma mobilidade social. O Açúcar saia bruto do Brasil e era refinado na Holanda. À época da União Ibérica (1580-1640), a Holanda Invade o Brasil para garantir os dividendos da produção de açúcar.

• Ciclo do Ouro (1693-1760): O ouro salva a economia de Portugal: o Tratado de Methuen firma o acordo em que Portugal exporta vinhos e em contrapartida, compra tecidos da Inglaterra. Isso geraria um déficit comercial, atenuado com o ouro brasileiro. A mineração recuperou a economia brasileira, prejudicada pela ida dos holandeses às Antilhas. Atribuiu-se a descoberta de Ouro a Antonio Rodrigues Arzão, que determinou a ocupação de Minas Gerais (1693). Dependia de baixo investimento inicial, a empresa mineradora não requeria grandes espaços, era mais urbana, proporcionava maior distribuição de renda e tinha uma mobilidade social maior que a dos engenhos.
• Conseqüências da Mineração: 1) Migração do litoral e de Portugal para a região das Minas 2) Ocupação de extensos territórios, 3) Deslocamento do eixo econômico do Nordeste para o Centro-Sul, 4) Transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro (1763) 5) A urbanização se desenvolve 6) há a formação de um mercado interno.
• Sistema de apropriação das jazidas e tributação: a descoberta de uma jazida era comunicada às autoridades e divididas em lavras. Uma delas caberia ao descobridor. As outras eram leiloadas. Em 1700, começa-se a cobrar o quinto, e eu 1713, a finta (arrecadação de 30 arrobas anuais de ouro). Em 1725 são criadas as casas de fundição, da qual se retiraria o quinto (20%). Em 1735 é criado o imposto de captação por cabeça de escravo utilizado na atividade mineradora. A partir de 1760, há o esgotamento das jazidas.
• Extração de diamantes: descobertas em 1729, as primeiras jazidas, no distrito Diamantino. Em 1771, já em decadência, passa a ser monopólio Real.

• Comércio Colonial: Era pouco dinâmico, as vias de comunicação eram precárias e todo o comercio exterior era comandado pela metrópole (mercantilismo). Havia algumas companhias de comércio, porém os colonos eram contrários, pois vendiam mercadorias mais caras e compravam produtos por muito pouco dos colonos.
• Exercícios: p. 153

Nenhum comentário:

Postar um comentário