terça-feira, 26 de janeiro de 2010

6º Ano: GUERRAS GRECO-PÉRSICAS


• Guerras Médicas (490-479 a.C): os gregos haviam instalado algumas colônias na Ásia Menor, o que começou a incomodar os persas, que viam nos gregos uma ameaça a seu império. Dario I, Rei da Pérsia, começou a pressionar as colônias gregas, que, lideradas por Mileto com auxílio de Atenas, aliaram-se contra os persas. Dario I investe contra Atenas, dando início às Guerras Médicas. Apesar de Atenas ter sido invadida e incendiada pelos persas em 480 a.C, os gregos vencem os medos na Batalha de Platéia (479 a.C).


• Guerras do Peloponeso: Formou-se a Liga de Delos (liderada por Atenas) e a Liga do Peloponeso (liderada por Esparta). Havia certa rivalidade entre tais cidades-estado. A Liga de Delos, com medo dos ataques persas, foi ampliada, deixando os espartanos em alerta. O inicio da guerra não se dá entre as duas lideres, mas entre suas protegidas. Isso provocará um conflito direto entre elas. Atenas organiza uma expedição para dominar Siracusa. Esparta tenta defender Siracusa, impondo decisivas derrotas aos atenienses, sobretudo na Batalha de Egos Pótamos. Derrotada, Atenas entregou o resto de sua frota naval aos espartanos, demoliu os grandes muros que cercavam as cidades e abandonaram possessões fora da Ática. Começa a hegemonia espartana.


• Domínio Macedônico: Os espartanos exercem seu domínio por cerca de 25 anos. Em 378 a.C, Tebas se une à Atenas contra Esparta, vencendo-a em 362 a.C na Batalha de Mantinéia. Esgotadas por tantos anos de guerra, as cidades gregas não vão suportar às investidas macedônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário