terça-feira, 26 de janeiro de 2010

7o. ano - O LEGADO DA IDADE MÉDIA


Legado político: 1) A origem da Europa atual tem a ver com os limites que se formaram durante a Idade Média, quando senhorios agruparam-se em Estados sob a direção de um rei. 2) A Magna Carta Inglesa (1215) é um dos primeiros documentos que limitam o poder do rei, 3) O governo representativo, base da maioria dos países civilizados do mundo, tem origem no Parlamento inglês, que se originou durante a Idade Média.

Legado social: origem da burguesia: No interior do Terceiro Estado, distingui-se um setor dinâmico, o dos mercadores ou burgueses (moradores do burgo, ou seja, cidades). Valorizavam o cálculo, o trabalho, a produção e o comércio.

Legado técnico-econômico: múltiplos inventos e descobertas que transformariam a humanidade se deram durante a Idade Média, como a maneira de atrelar bois, os relógios, os moinhos de água e de vento. Também nasceram as técnicas de contabilidade e cartas de crédito, câmbio e empréstimos de bancos.

Legado cultural: 1) Os monges copistas preservaram toda a obra dos gregos através de sua resignada função de cópia e tradução dos documentos. 2) os idiomas modernos (português, francês, castelhano, alemão e o inglês) nasceram da junção do latim e das línguas bárbaras. 3) As Universidades também são instituições medievais. Sábios passavam seus conhecimentos àqueles que se interessavam. A preocupação com a ciência se deve a Roger Bacon, que foi um dos primeiros a contestar a escolástica. 4) A arquitetura românica e gótica, além da divisão cidade e campo também são heranças medievais.

Idade Média: progresso ou retrocesso? É difícil fazer uma generalização desses mil anos de história. Porém, certos valores como o de fidelidade, palavra dada, honra e juramento são elementos até hoje respeitados. Além de que, religiões como a católica e a muçulmana serviram de freio para a aplicação da lei do mais forte.




Exercícios: pp. 118-119

Nenhum comentário:

Postar um comentário