terça-feira, 26 de janeiro de 2010

7º Ano: OS ÁRABES



• Arábia: cinco sextos do território de desertos inabitáveis. Pessoas se concentravam nas zonas costeiras (parte mais fértil) – Iêmen e Hedjaz.
• Árabes – povo semita, parentesco com os hebreus. Descendentes de Ismael, filho de Abraão – nômades e sedentários. Intermediários nas transações comerciais.
• Kaaba – O culto da Kaaba unia as tribos. Construída na cidade de Meca, tem 9mX12m, contém uma fonte e uma pedra (meteorito). Tradição: o anjo Gabriel teria feito brotar a fonte para matar a sede de Ismael, e a pedra seria para repousarem suas cabeças. A pedra, que originalmente seria branca, enegreceu devido aos pecados dos homens.
• Maomé: Nasceu em Meca e pertencia à família guardiã da Kaaba. Ao se casar com Kadija, que era rica, passa a se dedicar apenas à meditação. Aos 40 anos, teve uma visão do anjo Gabriel que lhe disse: predique. Considerou-se o profeta dos árabes e iniciou a pregação pela existência de um deus único – pratica do islam (abandono). Nova doutrina pregava a destruição de ídolos, revoltando o povo. Maomé teve que fugir em 15 de julho de 622 (data que marca o início da era muçulmana. Maomé se refugia em Yatreb (que passa a ser chamada de Medina, cidade do profeta). Com o tempo, as tribos foram convertidas à nova crença. Sua crença era voltar à religião de Abraão e Maomé, como enviado de deus, teria que colocar seu povo no caminho certo. A Kaaba era o templo de Abraão.
• Jihad: violência santa contra incrédulos. Deus ordenava o ataque contra os fiéis.
• Volta a Meca: em 630, Maomé volta para Meca triunfante e toma em nome do Islã a Kaaba. Os ídolos são destruídos. A península Arábica, que não era uma unidade, dá um grande passo, pois o povo aceita obedecer a uma liderança em que viam o porta-voz de Deus.
• Organização do Império árabe: Califa: vigário e também sucessores legítimos de Maomé. Concentra os poderes de governo, justiça e liderança espiritual. Vizir: ministro que serve ao califa. Cádi: ministros (juízes). Emir: exército. Sultão: titulo concedido com os califas.

Exercícios: p. 125 - 29 até 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário