terça-feira, 26 de janeiro de 2010

9o. Ano - BRASIL REPÚBLICA IV




Delfim Moreira (15/11/1918- 28/07/1919): Era vice de Rodrigues Alves, que tinha sido reeleito e tinha morrido. Respeitou o artigo 42, houve eleições e assumiu Epitácio Pessoa.

Epitácio Pessoa (28/07/1919-15/11/1922): Início da crise econômica do café, evidenciando as diferenças regionais. No plano político, ocorreu o tenentismo.
Tenentismo: Movimento político ocorrido nos anos 20, onde membros jovens do exército se envolveram, sobretudo tenentes. Eram contra os esquemas da República Velha, iniciando a ação armada. Criticavam o sistema eleitoral e a corrupção. É deles a proposta de tornar o voto secreto. Tem destaque Luís Carlos Prestes. A primeira reação foi contra a indicação do sucessor de Epitácio Pessoa, o então governador de Minas Gerais, Artur Bernardes. Os tenentes apóiam a chapa chamada “reação Republicana”. Acontece um episódio de cartas falsas atribuídas a Bernardes. Apesar da crise, ele foi eleito. Os tenentes não aceitam a derrota e articulam uma conspiração para impedir a tomada do poder. Eclode a Revolta do Forte de Copacabana. Esperava-se um levante nacional, o que não aconteceu. Os 18 do Forte não conseguiram seu intento.

Arthur Bernardes (15/11/1922-15/11/1926): Durante seu governo, o país ficou sob estado de sítio. Houve a Guerra Civil do Rio Grande do Sul, em decorrência das disputas entre maragatos e pica-paus, resolvido com o Acordo de Pedras Altas, com auxílio do governo. Em São Paulo, tenta-se uma outra versão da Revolta do Forte, mais uma vez frustrada. Os militares tiveram que se retirar do estado, formando a Coluna Paulista. Em solidariedade, eclode um levante no Rio Grande do Sul, liderado por Luis Carlos Prestes. Eles se juntaram à Coluna Paulista e realizaram uma marcha pelo interior do Brasil, a Coluna Prestes, fazendo uma “cruzada do conhecimento”. Perseguidos, dispersaram e asilaram-se em países vizinhos. No final do governo, houve uma reforma na Constituição de 1891, que visava fortalecer o governo central frente aos governos dos estados.

Washington Luis (15/11/1926-24/10/1930): O lema de seu governo foi “governar é abrir estradas”. Com a crise de 29, há a intensificação da crise cafeeira e a oposição ao governo. Washington Luis rompe com a política café-com-leite, indicando Julio Prestes (paulista) para a sucessão. Forma-se uma chapa em oposição, com Getulio Vargas e João Pessoa como candidatos, com apoio dos tenentes. Com a vitória de Julio Prestes, os tenentes não aceitam a derrota, que fazem uma conspiração para impedir a posse de Julio Prestes. Nesse período, Luis Carlos Prestes lê um manifesto Comunista e acontece o assassinato de João Pessoa, que foi estopim de uma crise que culminaria na revolução de 1930.
Revolução de 1930: Impediu a posse de Julio Prestes e depôs Washington Luís. Com pouca participação popular, o movimento colocou Vargas no poder. Termina República Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário