terça-feira, 26 de janeiro de 2010

6º ANO: GRÉCIA – MEIO FÍSICO


Civilização e meio físico: Uma civilização é influenciada em grande parte pelo meio físico e a forma como pode controlar a natureza. A Grécia se localiza em uma Península pelos gregos chamados de Hélade, extensão de montanhas balcânicas com terra de difícil trato e freqüentemente abalada por terremotos. Apenas 20% da terra era agricultável. A comunicação entre vales e planícies era muito difícil. Tais circunstâncias acabaram levando os gregos ao mar.
Os gregos e o mar: A costa grega é extensa, marcadas por portos internos. A ausência de marés e a proximidade das ilhas propiciavam a navegação, mesmo com barcos primitivos. Inicialmente, os gregos procuraram conquistar o Mediterrâneo como piratas e pescadores, depois como comerciantes e finalmente como dirigentes de impérios marítimos. Podemos dizer que a civilização grega é uma dádiva do mar
Influências geográficas: Suas características geográficas colocaram os gregos em contato com muitos povos, fazendo com que os gregos sofressem influências, principalmente orientais. As montanhas isolavam comunidades e facilitavam o surgimento de cidades-estado. O mar oferecia a facilidade da comunicação, fazendo com que os gregos se tornassem um povo marítimo-comercial.
Divisão Regional da Grécia: Grécia Continental: Ao norte fica a Macedônia, cujos habitantes os gregos chamavam de bárbaros. O Leste é banhado pelo mar Egeu, a oeste está o mar Jônico e ao Sul se encontram as regiões da Ática e Peloponeso, localização de Atenas e Esparta. Grécia Insular: Abriga Creta, a maior ilha grega. Colônias Gregas: não têm o mesmo significado que o contemporâneo de colônia: eram bases militares ou comerciais estratégicas. Existiam a Grécia Asiática (Lesbos, Mileto e Rodes), as colônias do Norte (colocou a Grécia em contato com a Ásia Central), as da África (Aucratis e Cirene, no delta do Nilo), a Magna Grécia (Sul da Itália) e as colônias do Oeste (Massilia, Gália e Espanha).

Exercícios: p.112

Um comentário:

  1. a professora mandou eu encontra na net sobre a grecia de hoje fisica me ajude
    muito obrigado

    ResponderExcluir