terça-feira, 26 de janeiro de 2010

9º Ano: O PERÍODO ENTREGUERRAS (1918-1939)




• Novos modelos político-econômicos: Socialismo (URSS) e Nazifascismo (Alemanha e Itália).
• Classificação: Regimes de dissenso (democracia) – participação dos cidadãos direta ou indiretamente, voto com peso idêntico, todo cidadão é livre para fazer suas escolhas na hora do voto, nenhuma decisão tomada pela maioria deve limitar os direitos da minoria, rotatividade de governo.
• Consenso à esquerda (Socialismo) e à direita (Nazifascismo): supõe que não deve haver discordância: direção única e partido único, Estado totalitário. Não há alternância de poder. Características comuns das duas vertentes (esquerda e direita): antiparlamentarismo, vocação para a assistência social, uso de uniformes, dísticos, legitimação do uso da violência.
• Características de regimes de consenso à esquerda: Internacionalismo, progresso e inevitabilidade da revolução, divisão entre exploradores e explorados, igualdade social.
• Características dos regimes de consenso à direita: nacionalismo, antiesquerdismo, racismo, valorização do passado e da tradição.
• Democracia: o “menos pior” dos regimes – ( Péricles: legado grego): garantia de que o presidente não se perpetuará no poder. Supõe igualdade política entre os cidadãos, respeito às leis e autoridades, incentivo à participação nos assuntos políticos, troca de idéias e divergências funcionam como motor da democracia
• Totalitarismo: ditadura seria o melhor governo, porque na concepção de líderes totalitários, governos representativos são facilmente corruptíveis. O ditador é visto como salvador, aquele que sempre acerta. Ex: (Mussolini ha sempre ragione).
• Crises econômicas no Período Entreguerras: O lugar de destaque antes ocupado pela Europa, dá lugar, depois da 1ª Guerra (1914-1918), a países como EUA e Japão. Além disso, a guerra favoreceu a industrialização da Periferia do mundo (Brasil, Argentina, México). Esses países também se urbanizaram. Uma conseqüência disso seria a crise de 1929, que ocasionou uma série de tensões que esquentaram o clima ante 2ª Guerra Mundial.

• A ITÁLIA FASCISTA (1922-1943)

• Do Regime Liberal-Parlamento ao Fascismo – Itália – grandes transformações; passou de um regime liberal parlamentarista para uma ditadura fascista. Perdas durante as guerras além de crise entre 1919 e 1920 – desempregados e falta de maioria no Parlamento. Surge na Itália um sentimento antiparlamentarista, pois o povo pensava ser essa classe muito privilegiada. Havia também o antiesquerdismo, onde vários setores da sociedade eram contra as greves. Os esquerdistas seriam traidores, além de ter a oposição da Igreja.
• Benito Mussolini – catalisador da situação de crise. Funda o Partido Nacional Fascista (vem de fáscio, objeto usado pelos litores para proteger os magistrados. O símbolo significava a presença de autoridade e a idéia de que a união faz a força, além de evocar a Roma Antiga), adotando a postura antiparlamentarista, antiesquerdista e antibolchevismo, o que lhe deu grande popularidade, contando inclusive com perseguição aos grupos contrários.
• Marcha sobre Roma – É o nome que se dá ao processo decisivo de conquista de poder de Mussolini em 1922. Organizou os camisas negras numa marcha até Roma, explorando a fraqueza do governo. O rei Victor Emanuel II recusou-se a decretar estado de sítio, demitiu o primeiro ministro e convidou Mussolini para organizar o novo governo. Os fascistas tomaram o poder sem qualquer resistência. Em 1924, o partido fascista teve 65% dos votos. O deputado socialista Giacomo Matteoti denuncia a fraude eleitoral e é assassinado na cadeia. O fato desencadeou um movimento de contestação, que deu origem às “leis fascistíssimas”.
• Leis Fascistíssimas: 1) O Duce (condutor) seria apenas resposavel aos olhos do rei, e não mais ao Parlamento. 2) podia legislar por decretos 3) os ministros seriam apenas consultivos, 4)Imprensa, cinema e rádio seriam censurados 5) O governo local das províncias é extinto, 6) A oposição é confinada em cadeias 7)É restabelecida a pena de morte 8) todos os deputados não-fascistas são expulsos 9) é aprovada a Carta Del Lavoro, que passa a mediar as relações entre o capital e o trabalho.
• A “Doutrina do Estado”- o estado teria poder Absoluto
• Estado Autoritário e Totalitário: O Estado passa a sobrepor-se ao individuo, que tem suas liberdades restringidas. Todos os poderes vão para as mãos de um só líder.
• Acordo de Latrão: Mussolini queria resolver a Questão Romana, que opunha a Igreja à Itália. O papa concordava em reconhecer a Itália como estado enquanto que estendia domínios sobre o Vaticano, Latrão e Castelgandolfo.
• Itália na Segunda Guerra Mundial: Lutou ao lado dos alemães. Em 1943, se extingue o fascismo na Itália. Mussolini, junto com seus colaboradores, é executado em 1945.

• A ALEMANHA NAZISTA (1933-1945)

• Fundação da Republica de Weimar: Ao fim da primeira Guerra Mundial tem origem a republica de Weimar, depois da Revolta Espartaquista, liderada por Karl Liebknecht e Rosa de Luxemburgo. A republica passa a ser democrática-parlamentar, e seria inspirada nos ideais socialdemocratas. Mas, num país que não tinha tradição republicana, mostrava fragilidade. A esquerda condenava a Republica por ter massacrado a Revolta Espartaquista e consideravam-na traidora pela assinatura do Tratado de Versalhes.
• Fortalecimento do Nazismo: Nas eleições, equilibravam-se representantes monarquistas e de esquerda. A inflação e o desemprego eram alarmantes. Tropas francesas ocupam o vale do Ruhr para assegurar que a divida de guerra fosse paga. Os comunistas fizeram levantes e os monarquistas tentaram um golpe na Baviera com a ajuda de Adolf Hitler Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (putsch da Cervejaria). A crise de 1929 serviu para que a figura de Hitler, nacionalista e anti-semita, se fortalecesse. Os nazistas usavam uniforme e utilizavam a suástica como símbolo. Aproveitando-se da invasão ao Vale do Ruhr, tenta tomar o poder na Baviera (putsch da cervejaria) e é preso. Na Prisão, escreve seu livro Minha Luta, organizando também a SS. O partido era bastante heterogêneo. O que unia os partidários era o ódio à democracia, à esquerda e aos judeus. Em 1933, Hitler foi nomeado chanceler do Reich.
• Alemanha Nazista: Hitler foi colocado no poder por um pequeno grupo de monarquistas católicos que esperava fazer dele um joguete. Mas logo mostrou que não seria bem assim. Com o incêndio do Reichtag, Hitler culpa os comunistas e coloca 4 mil deles em campos de concentração. Com a morte de Hindenburg, Hitler passa a ser também o presidente da Alemanha, tornando-se o Reichfuhrer (chanceler + presidente).
• Noite dos Longos Punhais: (1934) O lider da As tenta usurpar o poder de Hitler que se utiliza da SS para destruir a AS, com o assassinato de mais de mil integrantes. Htler se consolidava como líder absoluto.
• Terceiro Reich: O caráter federativo da Republica foi extinto. Foram eliminados todos os partidos políticos, criada a Gestapo e campos de concentração. Hitler transforma a Alemanha em uma potencia econômica e inicia a política de rearmamento.
• Espaço Vital: Parte do ideário nazista considerava o lebensraum (espaço vital), onde a raça pura germânica deveria exercer seu poder. Para isso, Hitler ignora o Tratado de Versalhes e iicia a política expansionista que seria a gota d’água para o inicio da Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário