terça-feira, 26 de janeiro de 2010

7º ANO: AS MONARQUIAS DO OCIDENTE EUROPEU MEDIEVAL (FRANÇA)

• Os reis Capetos (937-1328) – Com a morte do último rei Carolíngio, assume o trono Hugo Capeto. Nesse período, o reino era composto por vários ducados e o rei eleito pelos senhores feudais, que tinham domínio absoluto sobre suas terras. O domínio real ficava restrito a uma faixa que compreendia Paris e Orleans, onde o rei exercia sua autoridade de fato. O rei era o menos rico e poderoso senhor da França. Com Hugo Capeto, a Coroa volta a ser hereditária e inicia-se uma luta contra os poderosos duques locais, em especial com o Ducado da Normandia.
• Origens do longo conflito entre França e Inglaterra: As origens estão ligadas ao divórcio de Eleonor da Aquitania e Luis XII, que perdeu a Aquitânia e tendo Eleonor se casado com o herdeiro do trono inglês (Henrique Plantagenetas), que já possuía Anjou, Maine, Tourain e a Normandia, este ficara com boa parte do território francês.
• O reinado de Filipe II: poder Capeto e guerra contra a Inglaterra: Felipe Augusto elevou os Capetos sobre os Plantagenetas. Fez guerras diretas com os ingleses além de enfraquecer o governo internamente através de intrigas familiares. Felipe conquistou a Normandia, Anjou, Tourain e Poitou. Em 1214, a Alemanha se aliou à Inglaterra contra o poderio dos Capetos. Na Batalha de Bouvines (1214), Felipe Capeto saiu vencedor.
• O reinado de Luis IX e sua canonização: Neto de Filipe II, estabeleceu a paz com os ingleses, tendo um extenso império. Era católico, participou das Cruzadas. Foi canonizado pela Igreja.
• Filipe, o Belo: Com o filho de Luís IX, o poder real ganha imensa autoridade. Legitimou o poder real em detrimento dos costumes locais, organizou um sistema de impostos e inaugurou a reunião dos Estados Gerais. Foi durante seu governo que aconteceu o Cisma do Ocidente: Filipe queria intervir na investidura de bispos para ampliar seu domínio. Estabeleceu um antipapa, que ficaria em Avingnon. Acabou com a ordem dos Templários.
• Maldição dos Templários e fim da dinastia dos Capetos: os Templários, ordem criada em 1118 em Jerusalém, depois de uma expansão contra os muçulmanos, possuía poderosos banqueiros e comerciantes: acumulara muita riqueza. Filipe, o Belo, visando obter o tesouro dos Templários, ordena sua prisão sob a denúncia de heresia. Torturados, os Templários confessam o que Filipe queria. Teria Jacques de Moulay, antes de ser queimado vivo, jogado uma maldição contra Filipe, o que se concretizou sobre os Capetos.

• Exercícios: p. 93-94

Nenhum comentário:

Postar um comentário