terça-feira, 26 de janeiro de 2010

6o. Ano - INSTITUIÇÕES

• Introdução

- Vida dos seres humanos se desenrola ao longo do tempo e espaço terrestre. Também ocorre dentro das instituições.

• Normas sociais

- São gregários - tendem viver em sociedade
- Convívio social: depende de normas e regras (escritas ou não)
- As regras devem ser partilhadas por todos e podem ser transmitidas de pai para filho,
- Filhos devem obedecer ao pai: o pai aprendeu com os pais e repassa aos filhos. As normas variam de época pra época e de sociedade para sociedade
- Portugal: quando o patriarca da família morria, quem herdava as terras era o filho mais velho. Se não tivesse, era confiscada pelo Estado. Hoje, os bens devem ser divididos entre viúva e demais herdeiros.

• Liberdades e limites

- As normas impõem limites à liberdade de cada pessoa. Não fazemos tudo que queremos.
- Nossa liberdade existe enquanto não fere a do nosso próximo.

• Valores sociais

- Normas de convívio social – expressa valores, o que a sociedade considera importante para a sua existência.
- As pessoas devem nos respeitar e nós devemos respeitá-las;
- Liberdade e respeito são valores que a sociedade consideram importantes.

• Comportamentos

- Se uma pessoa age de acordo com as normas sociais dizemos que ela é “educada”;
- Jogar lixo em lugares apropriados X jogar lixo no chão

• Papéis sociais

- Indivíduo tem múltiplos papéis em função das instituições (filho, marido, funcionário, cidadão)

• Tensões e conflitos sociais

- Tensões – ocorrem quando há transgressão às normas
- Sociedade estável – quando as normas são conhecidas por seus membros
- Tensão – desobedecer ou ignorar as normas, colocando em risco a estabilidade da sociedade
- Não acreditar nas normas= situações de tensão – pessoas podem viver com medo ou contestar a autoridade.

• Instituições ou organizações sociais

- Normas – instituições ou organizações gerais
- São exemplos: escola, empresa, igreja.

• Instituições simples e complexas

- Vários fatores determinam o grau de importância de uma instituição. Elas podem ser simples ou complexas. São exemplos (amizade, empresa e Estado).

• Importância de uma instituição

- 1. Número de membros – alto numero de membros pode conferir à instituição um poder especial. Em certos países, por exemplo, a religião é mais forte que o próprio governo.
- 2. O quanto é reconhecida – Quando a instituição é convocada numa ocasião especial (por ex, de crise), é sinal de que a instituição é reconhecida.
- 3. Os valores que difunde – se seus valores são reconhecidos pela opinião pública, ela tem especial importância. Ex: ONU.
- 4. Quantidade de recursos que ela dispõe: Se uma empresa emprega milhares de funcionários, ela passa a ser uma instituição importante
- 5. Seu grau de eficiência: é importante quando suas ações são eficientes (ex: empresa de ônibus).
- 6. Seu poder de obter e distribuir recursos: Estado: recolhe impostos e distribui benefícios aos cidadãos.
- 7. Sua capacidade de sobreviver a situações adversas: uma instituição será reconhecida quando sobreviver à situações ruins (ex: um time de futebol ou partido político)
- 8. Sua capacidade de prever soluções para situações de crise: Será duradora quando puder prever crises e maneiras de sair dela. (ex: mudança de regimes políticos).
- 9. O grau de impessoalidade de suas normas – Uma instituição não deve ser restrita a determinados indivíduos, contentando apenas alguns, criando tensão e crise.

Exercícios: 21 até 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário