terça-feira, 26 de janeiro de 2010

6o. Ano: ANTIGUIDADE ORIENTAL II - EGITO


Antiguidade Oriental II

• Economia e sociedade do Egito:
- Agrícola e pastoril (criação de animais)
- Madeiras e minérios extraídos das florestas e minas
- Terras: pertenciam ao Estado (repartia alimentos, controlava a agricultura e cobrava impostos)
- Para usar as terras, os camponeses pagavam impostos
- Períodos sem agricultura: camponeses eram empregados na construção de grandes obras (palácios, pirâmides e templos)
- A população do Egito chegou a 5 milhões de pessoas

• Organização político-administrativa
- Faraó – intermediário entre os homens e os deuses. Deveria perpetuar durante a vida e depois da morte o equilíbrio do mundo humano. Sua posição jamais foi posta em questão.
- Administradores – escolhidos pelo faraó (vizires – ministros; nomarcas – governantes locais. Aos poucos, essas funções se tornaram hereditárias, formando uma camada de nobres.
- Escriba – função masculina era aberta a todos os egípcios. Depois de educado por um sacerdote, o rapaz ia administrar templos e passava a fazer parte da elite.

• Escrita
- 700 sinais (hieróglifos) – hieros (sagrado) + glyphós (gravação, escultura) = gravação sagrada
- Usado em textos importantes (religiosos e legais)
- Capacidade de lê-los = escribas
- Outras formas de escrita - hierática e demótica (formas simples de hieróglifos)
- Papiro – planta abundante nas margens do Nilo. Egípcios utilizavam para confeccionar um tipo de papel, que também é conhecido como papiro. Seu estudo deu origem à papirologia. O papiro permitiu a utilização do registro escrito.

• Religião: Os egípcios eram politeístas e cultuavam animais sagrados. Sua unificação política significou unificação religiosa, ou seja, os deuses locais passaram a ser venerados por todo o país. Ex: Amon-Rá – deus sol (protetor, deus da justiça e da verdade). Osíris, Isis e Hórus (trindade). Os sacerdotes eram privilegiados. A vida após a morte era de extrema importância, assim, eles acreditavam que a alma só subsistiria junto com o corpo, que não deveria apodrecer. Daí vêm os processos de mumificação e construção de pirâmides. Os mortos levavam consigo o Livro dos Mortos, que também era um código moral dessa civilização.
• Arquitetura e ciências: Tinham grande conhecimento de Geometria e Física, o que pode ser comprovado nas pirâmides de Gizé (Quéops, Quéfren e Miquerinos), construídas através de trabalho compulsório. Os egípcios também tinham grandes conhecimentos na área da medicina.

Exercícios: 01 até 09 p. 100

Nenhum comentário:

Postar um comentário