terça-feira, 26 de janeiro de 2010

7º ANO: A IGREJA CATÓLICA NOS SÉCULOS XIII E XIV


• O Papa Inocêncio III (1198-1216): Foi um dos papas mais ativos, colocou o prestigio da Igreja no auge. Considerava-se juiz dos homens e dos monarcas, que a ele deviam submeter-se. Criou uma verdadeira monarquia pontificial.
• A persistência das heresias: As heresias voltaram com força redobrada e foram duramente reprimidas no século XIII. As principais são a dos albigenses (ou cátaros) e dos valdenses.
• Albigenses ou cátaros: Surgiu na cidade de Albi, muito provavelmente sob influência do Oriente. Acreditavam que havia no universo dois deuses; um do bem e outro do mal (maniqueísmo). Cristo seria do bem e teria como tarefa libertar as almas prisioneiras. Admitiam a metempsicose, ou seja, que a alma de um homem pode passar ao corpo de um animal, e por isso, não se deveria matar um animal nem comer sua carne. Seus sacerdotes eram chamados perfeitos, que deviam abster-se de carne e fazer votos de pobreza e celibato. Puro em grego é katharo, e por esse motivo também eram conhecidos como cátaros. Os fiéis eram chamados de crentes e podiam viver segundo seus desejos e instintos, bastando que um perfeito pusesse a mão sobre sua cabeça para livrá-los de todos os pecados. Esse consolo só podia ser aplicado uma vez, motivo pelo qual os crentes pediam-no apenas no leito de morte.
• A Cruzada contra os albigenses: Em 1208, Inocêncio III excomungou o conde de Toulouse, acusado de apoiar os albigenses, e declarou que todos os católicos tinham o direito de ocupar seus domínios. A guerra durou 17 anos e foi chamada de Cruzada contra os Albigenses. Envolveu o extermínio de populações inteiras.
• Os valdenses; Fundada por Pedro Valdo, a seita dava importância ao Evangelho e era contra os padres. Valdo distribuiu todos os seus bens e fez renascer a vida apostólica, fundada na pobreza e pregação errante. Negavam a se submeterem a qualquer controle por parte dos padres, irritando o papa Alexandre III. O movimento foi condenado pelo Concilio de Verona (1184). Os valdenses passaram então a atacar a Igreja. Diziam que os juramentos eram proibidos pelo Evangelho e que as autoridades civis não tinham direito de aplicar a pena de morte. O Papa Inocêncio III iniciou uma cruzada contra os valdenses, mandado queimar 80 deles. Porém, o martírio serviu para incentivar e consolidar o movimento. Em 1532, os valdenses romperam com a Igreja Católica, e fundaram a sua própria instituição.
• Estabelecimento da Inquisição: Concílio de Toulouse (1229) criou os inquisidores da fé, que seriam encarregados de averiguar as crenças das pessoas. Esses atos eram secretos e as denúncias levavam à tortura e conseqüentes confissões. O herege que se arrependia era “emparedado”, ou seja, preso. Se continuasse com as práticas hereges, tornava-se um “relapso” e era condenado à fogueira. O braço secular era a autoridade civil que executava a sentença dada pela Igreja.

• Exercícios p. 110

Nenhum comentário:

Postar um comentário