terça-feira, 26 de janeiro de 2010

7o. Ano: Renascimento


• Contexto Histórico: O Renascimento é considerado o ponto de ruptura da Idade Média com a Idade Moderna, muito embora alguns teóricos digam que não há ruptura alguma, já que as novas técnicas ainda enfocam a religião como tema.
• Razões do renascimento: As cidades do Norte da Itália enriqueceram muito a partir do renascimento Comercial, fazendo com que surgissem pessoas poderosas que pudessem patrocinar os artistas e cientistas – os mecenas – como os Bórgia e os Médici, por exemplo. As lutas pela hegemonia faziam dos Estados Pontifícios apenas feudos controlados pelos papas, que por sua vez nada mais representavam que senhores feudais: a reverência mística ao papado é menor na Itália, o que o promove uma atitude mais indagativa. A Itália possuía um ambiente cultural formado, em decorrência das grandezas da Roma antiga. A queda do Império Bizantino levou muitos de seus sábios para a Península Itálica, e com eles foram relíquias clássicas. O ensino de grego foi introduzido para que se pudessem apreciar os clássicos.
• A Imprensa: Ajudou e muito na veiculação de idéias. Na medida em que as Universidades surgiam, eram precisos mais e mais livros. A primeira técnica a ser utilizada foi a xilogravura, que era um processo caro e os caracteres não eram móveis. Johannes Gutemberg imaginou moldes de liga metálica, que fossem mais duráveis. O primeiro livro impresso foi a Bíblia. Nenhuma invenção foi tão importante quanto a imprensa: a humanidade progrediu mais em 500 anos do que nos 4 mil precedentes. As idéias passaram a ser difundidas pela imprensa, que quebrou o monopólio do saber, antes pertencente à Igreja.
• Humanismo: os humanistas dedicaram-se à tradução dos textos em grego e foram se tornando familiares dos autores da Antiguidade. O humanismo derrubou o principio da autoridade da Igreja, desenvolveu o espírito de pesquisa e observação responsáveis pela ciência moderna. Provocou o surgimento dos livres pensadores (rompimento com a crença religiosa) e a Reforma (que não romperam com a Igreja mas passaram a exigir uma nova postura).
• Antropocentrismo: Homem no centro do pensamento, diferente do teocentrismo predominante durante a Idade Média (Deus no Centro). Tudo ocorria por vontade de Deus. Quem se preocupava com as coisas terrenas era visto pela sociedade como desqualificado. Com o renascimento, o homem foi colocado o centro de tudo, passou a tentar descobrir o porquê das coisas. O homem passa a resolver os problemas que a vida apresentava, independendo da vontade de Deus.
• Periodização: Trecento, Quattrocento e Cinquecento. O Trecento é considerado pré- renascentista em decorrência da existência da influencia religiosa nas obras.

• Exercícios: p. 114-115

Nenhum comentário:

Postar um comentário