terça-feira, 26 de janeiro de 2010

8º Ano: CONTRA-REFORMA




• Medidas contra a Reforma: Acreditava-se que, se quisesse sobreviver à Reforma, a Igreja Católica também teria que agir. Assim, as medidas que serão especificadas abaixo foram tomadas:
• Criação da Companhia de Jesus (1534): Criada por Ignácio de Loyola, a ordem consagrava suas atividades à conversão de fiéis a serviço do Papa. A regra essencial da ordem jesuíta são a obediência, pobreza e castidade. O papa é o chefe supremo da ordem, e abaixo dele existe um Geral, que reside em Roma. O Provincial, nomeado pelo Geral é quem comanda a província jesuíta. As atividades dos jesuítas visavam a formação intelectual, ou seja, dedicavam-se à educação dos fiéis. Foram tão influentes que foram acusados de criar “um Estado dentro do Estado”.
• Criação da Inquisição (1542): Era uma forma de lutar contra as heresias: em 1542 o papa Paulo III criou uma congregação de seis cardeais encarregados de abrir processos contra aqueles que se desviavam da doutrina católica. Criava-se o Tribunal do Santo Ofício.
• Criação do Índice dos livros proibidos (1571): lista de livros que eram proibidos para os católicos. O “Índex” só foi extinto por ocasião do Concílio do Vaticano II (1962-1965).
• O Concílio de Trento (1545-1563): Desejava entrar em um acordo com as Igrejas Protestantes e buscavam precisar os dogmas tradicionais do catolicismo, ou seja, visava uma Reforma na própria Igreja Católica (principalmente com relação à obediência e às questões de dogma) para acabar com os abusos que levaram à Reforma Protestante.
• Significado da Contra-Reforma: Buscava manter a unidade do que ainda restava da Igreja Católica. Porém, continuava o conflito entre aqueles que defendiam a hegemonia do papa (ultramontanos) e aqueles que defendiam a hegemonia do rei (realistas).

Exercícios: p. 128

Nenhum comentário:

Postar um comentário