terça-feira, 26 de janeiro de 2010

9o. Ano - Inglaterra, França, Portugal e Espanha

• Inglaterra: a mais importante potencia Européia: Inglaterra sai como uma grande potência ao final da Primeira Guerra Mundial, graças às políticas interna e externa. Reformas fazem do país uma democracia representativa, introduzindo o voto feminino em 1928. Os trabalhistas tomam a dianteira do ministério, que tentou conter a Crise de 1929 com o abandono do livre-cambismo e intervenção do Estado. Em 1935, os conservadores retomam o poder e aumentam as tensões que culminaram na Segunda Grande Guerra: a Inglaterra passa a se armar, embora tenha tentado preservar a paz através de encontros internacionais.
• Independência da Irlanda (1921): Em 1905 é fundado o Sinn Féin, partido político nacionalista da Irlanda que lutava pela autonomia do país. Em 1918, o partido tem grande vitória nas votações, mas recusa-se a ocupar os postos no parlamento em Londres e proclamam a fundação de um Parlamento na Irlanda, em 1919. Depois de grande confusão, foi criado o Estado Livre da Irlanda (1921). Os condados do Ulster (protestantes) se recusam a aderir ao ovo Estado (católico).

• França e o final da Primeira Guerra Mundial: A França vence a guerra, mas sai muito debilitada economicamente. O governo do Bloco Nacional propõe uma política austera na economia, causando oposições, o que eleva um governo socialista-radical ao poder, o Cartel das Esquerdas em 1919. Porém, os problemas não são superados e os conservadores voltam ao poder. A volta da austeridade econômica (reequilíbrio da balança comercial e valorização do franco) diminui o desemprego. A crise de 29 faz o Cartel voltar ao poder.

• Vésperas da Segunda Guerra Mundial: Os efeitos da Crise causam radicalização das políticas à esquerda e à direita. É fundada a Cruz de Fogo, de aspirações fascistas. Léo Blum (1936) se torna o primeiro socialista a exercer o cargo de primeiro-ministro, aprovando extensa legislação trabalhista que dissolveu a Cruz de Fogo. A França também adota uma política de rearmamento.

Portugal e Espanha

Portugal: de Monarquia à República: A península ficou muito atrasada e Relação aos avanços da Revolução Industrial. Eram monarquias parlamentares, produtores de matéria-prima e tinham Colônias na África. Em 1910, é proclamada a República, com governos instáveis até entregarem o poder a Antonio Salazar (1936).
Salazar (1926-1974) – Instaura um regime ditatorial inspirado o nazifascismo. Foi uma das mais longas ditaduras, extinta apenas em 1974, com a Revolução dos Cravos. A independência das colônias foi a mais forte conseqüência.

Espanha: de monarquia à república: A República é implantada em 1931, por causa das conseqüências da Crise de 1929. Houve independência de regiões e separação entre Igreja e Estado.
Guerra Civil Espanhola: Em 1936, a Frente Popular, de esquerda vence as eleições. O general Francisco Franco, apoiado pela Igreja Católica, monarquistas, aristocracia rural e conservadores rebelam-se. O país se divide em franquistas (direita, com apoio dos Nazifascistas) e republicanos (de esquerda, com apoio da URSS). Há violentos confrontos entre as milícias, lideradas pelos anarquistas. Brigadas internacionais se formaram para lutar contra Franco. A guerra matou mais de um milhão de pessoas e o general Franco, vencedor, assume o poder em 1939, ficando até sua morte em 1975. A guerra civil é considerada um ensaio geral da Segunda Guerra Mundial, confrontando forças opostas.
Guernica: E 26 de abril de 1937, aviões alemães bombardeiam o povoado Basco de Guernica, matando milhares de pessoas. Tal acontecimento foi imortalizado por Pablo Picasso em seu painel Guernica.
Regime Franquista (1939-1975): Franco extingue a República, elimina a oposição e instaura a ditadura, nos moldes salazaristas. O regime dura até sua morte, quando a Monarquia Parlamentar é restaurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário