terça-feira, 26 de janeiro de 2010

7º ano: A Igreja Medieval



• O papel da Igreja: Igreja Católica tem sede em Roma. O papado organizou-se independentemente dos monarcas e quiseram reinar sobre eles. Entretanto, a Igreja foi a responsável pela manutenção de um mínimo de civilização durante a Idade Média.

• A formação da Igreja Católica: De seita judaica torna-se uma Igreja de caráter universal (katholicos) com a ajuda de Paulo – passa a pregar não só a salvação dos judeus, mas de toda humanidade. As perseguições de Roma contra os cristãos se deram pela recusa destes em participar da religião do Estado e do culto ao Imperador. Porém, tais perseguições tiveram um efeito estimulante: o sacrifício dos mártires passava a representar um exemplo de resistência e coragem, o que fazia multiplicar as conversões, sobretudo nas cidades. Nessa época de perseguição, as Igrejas eram organizações clandestinas que aos poucos definiram suas práticas, um misto de práticas romanas e judaicas.

• Abadias, mosteiros e monges: Monges ou abades (que vivem em mosteiros ou abadias, lugares de estrita e rígida disciplina e obediência), são lideres religiosos que basearam sua prática em sua conduta. Inicialmente eram agrupamentos que viviam na solidão, os chamados eremitas, que passavam o dia em solidão absoluta e se reuniam aos domingos para participar de ofícios religiosos. As abadias ou mosteiros tornaram-se lugares de asilo político, assistência social e centro de estudos, que, inclusive, mantiveram muito do legado greco-romano através da prática dos monges copistas. Os monges também tinham como função preservar os documentos importantes, através de relatórios auaís (os anais).

• As heresias: Vem do grego heresis, que significa escolher, ou seja, separar alguns elementos da Igreja Católica. Tais heresias levaram os papas a convocarem concílios para especificar a doutrina cristã. A Inquisição, a partir de 1231 foi a forma encontrada para reprimir as heresias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário