terça-feira, 26 de janeiro de 2010

7º ANO: AS MONARQUIAS DO OCIDENTE EUROPEU MEDIEVAL (INGLATERRA)

• A heptarquia saxônica: A região da Inglaterra foi ocupada pelos povos germânicos anglos e saxões, que fundaram uma heptarquia: Kent, Sussex, Essex, Wessex, Nortúmbria, Mercia e East Anglia. Durante o século XI, Canuto, o Grande (1016-1035), integra a Inglaterra ao seu império marítimo, que já compreendia a Dinamarca e a Noruega.
• A conquista Normanda (1066): Guilherme, o Conquistador, reclama o trono e promove uma invasão em 1066. Na Batalha de Hastings, os saxões são derrotados e Haroldo II, descendente de Canuto, é morto. Guilherme confiscou os bens da casa real derrotada, distribuiu terras a seus soldados e criou uma nova nobreza. A dinastia normanda durou pouco tempo: em 1154, seu bisneto Henrique passa a ser o rei da Inglaterra.
• A dinastia Plantageneta (1154-1399)¬- Levou a Inglaterra a uma crise. Henrique considerava os domínios na França os mais importantes e a Inglaterra como uma máquina de guerra contra os Capetos. Seus descendentes, Ricardo Coração de Leão e João Sem Terra tentaram centralizar o poder, mas não tiveram triunfo.
• A revolta dos Barões e a Magna Carta (1215): Em decorrência das seguidas derrotas, João Sem Terra aumentou a cobrança dos impostos para pagar as dividas do reino e guerras. O fato revoltou os barões, que, em 1215 ocupam Londres e fazem João jurar obediência à Magna Carta, que dizia que o rei não poderia cobrar qualquer imposto sem o consentimento do Conselho do Reino, nenhum homem poderia ser detido sem sentença, haveria 25 guardiães para assegurar o cumprimento da Magna Carta. Ou seja, a Magna Carta passa a limitar o poder do rei, garantindo uma garantia dos súditos contra as arbitrariedades do rei.
• Henrique III e os Estatutos de Oxford – Henrique III, filho de João Sem terra, acumulou derrotas contra a França. Em 1239, o Grande Conselho passa a se chamar Parlamento. Em 1258, em uma reunião na cidade de Oxford, os lordes impuseram uma série de exigências ao rei: eram os Estatutos de Oxford, que complementam a Magna Carta. Em 1265, foi convocado um Parlamento emergencial, que contava, além dos lordes e clero, com a baixa nobreza e o povo comum, que poderiam a partir de então, escolher seus representantes. A divisão entre Câmara dos Comuns e Câmara dos Lordes até hoje vigora na Inglaterra.
• Eduardo III e o inicio da Guerra dos Cem anos – O neto de Henrique III era também neto do rei da França, e reivindicou esse trono quando morreu Filipe, o Belo. Essa disputa dá origem a um período conturbado, conhecido como Guerra dos Cem Anos (1337-1453)

• Exercícios: p. 97

Nenhum comentário:

Postar um comentário