terça-feira, 26 de janeiro de 2010

8º Ano: INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS




• Processo de emancipação política: descontentamento dos colonos com as leis restritivas britânicas, e também a influência dos ideais iluministas. A Inglaterra saiu vitoriosa da Guerra dos Sete Anos, porém, muito debilitada economicamente, o que fez aumentar a pressão sobre os colonos norte-americanos (impostos, monopólio, obstáculos a livre-circulação de pessoas e mercadorias em seu território.
• A questão das rendas e da defesa do Território Norte-Americano: membros do Parlamento inglês queriam que os colonos pagassem pela proteção do território. Além disso, mercadores ingleses queriam a manutenção dos Atos do Comercio (monopolistas), e acusavam os EUA de terem negociado com o inimigo durante a guerra. Os novos territórios conseguidos com a Paz de Paris e o confronto com indígenas também merecem destaque. 1) Conspiração de Pontiac (1763) – levante indígena 2)Proclamação Real (1763) – Criava 4 novos territórios (Granada, Flórida Ocidental, Oriental e Quebec). Determinava que a área entre os Apalaches e o Mississipi fosse destinada aos indígenas. A divisão gerou protestos. 3) Ato de Quebec (1774) – criado para satisfazer os franco-canadenses.
• Política Fiscal da Metrópole: O primeiro-ministro determina que os impostos sejam aumentados e o reforço dos Atos de Comércio. 1) Sugar Act (Lei do Açúcar 1764) – aumento do imposto sobre o melaço e o açúcar importado das Antilhas; 2) Stamp Act (Lei do selo (1765) – Publicações e documentos deveriam pagar uma taxa em selos.
• A festa do Chá de Boston (1773): Governo determinava o monopólio do comércio de chá à Inglaterra. Colonos norte-americanos lançam ao mar um carregamento de chá inglês.
• Leis Intoleráveis (1774): É o nome que se deu à reação da Inglaterra ao episódio: fecham o porto de Boston, proíbem reuniões públicas, não julgariam aqueles oficiais ingleses que reprimissem motins coloniais, decretam a lei do Aboletamento, determinando que a província do Massachusetts servisse de alojamento para os oficiais ingleses, além de nomearem um inglês como governador da província, que tinha poder reforçado pela metrópole.
• Primeiro Congresso Continental da Filadélfia (1774): Colonos se reúnem para revogarem as Leis Intoleráveis: consideravam-na revogadas, criavam uma força armada colonial, criavam uma Declaração de Direitos, reafirmado liberdades constitucionais, acordo de boicote contra os produtos ingleses, elaboraram uma petição ao rei e uma carta a Quebec de que fossem revogados os agravos feitos aos colonos norte-americanos.
• Início da luta pela Independência: Comitês de Segurança foram criados para assegurar as determinações do Congresso. Formaram-se os minutemen (homens-minuto), voluntários que pegariam em armas em segundos em pontos estratégicos. Em 1975, tropas britânicas entram em confronto com milicianos, o que causou um levante geral nas colônias. Convoca-se um segundo Congresso.
• Segundo Congresso Continental da Filadélfia (1775) – Montaram um exército, designando George Washington como comandante.
• Acordo ou ruptura? Houve hesitação para o inicio do conflito declarado: 1) laços que uniam os colonos à Inglaterra 2) temor de que uma ditadura fosse pior que os ingleses, 3) os mercadores não queriam perder os privilégios com a metrópole,4) esperança de que a metrópole recuasse 5)falta de articulação entre população e os integrantes do Congresso.
• Caminho da Independência: O movimento pela independência uniu as colônias. Não havia mais consistência em respeitar uma metrópole que atacava os colonos. Decidiram que, para ter ajuda de outros países, teriam que apressar a Declaração da Independência. Virginia declara independência em 1776, levando as outras colônias a procederem da mesma forma.
• O Planfleto Common Sense (1776): “um continente não deve ser controlado por uma ilha” – Thomas Paine: segundo o panfleto, a independência seria a garantia de paz, prosperidade, liberdade e a república.
• Declaração de Independência: Thomas Jefferson, Benjamin Franklin, John Adams – documento adotado em 1776, em 4 de julho, e tinha duas partes: um preâmbulo com a filosofia de John Locke e uma segunda parte que falava dos agravos feitos pela Inglaterra, que justificavam a separação.
• Desenvolvimento da Guerra da Independência: problemas políticos: Teve sucesso inicial com a Tomada de Boston, mas teve um prolongamento difícil. Não havia um governo central, ainda existiam as divisões internas, os monarquistas e a falta de armas para dar continuidade à luta. A vitória foi possível através do apoio da França, que queria arruinar a Inglaterra.
• Campos de batalha e Aliança com a França: Quando os EUA finalmente venceram a Batalha de Saratoga, há o oferecimento de ajuda francesa, destacando-se La Fayette, que lutou junto a George Washington e simbolizou a amizade franco-americana.
• Yorktown (1781): Em 1778 a França reconhece a independência dos EUA, tendo Benjamin Franklin como articulador da situação. Os ingleses rendem-se em Yorktown, onde a ajuda dos franceses foi definitiva. A vitória decide a independência dos EUA.
• Reconhecimento da Independência: Tratado de Versalhes de 1783 e o Tratado de Paris do mesmo ano colocam fim à guerra, onde a Inglaterra reconhecia a independência.
• Significado da guerra de independência dos EUA: Inicia-se uma nova época, pois demonstrou a capacidade das colônias se libertarem das metrópoles, por mais fortes que elas fossem. As tropas francesas ensaiaram a Revolução que iria liquidar o Ancién Régime na França. Serviu de modelo para a Inconfidência Mineira. A república federal era original. O envolvimento da França faz crescer a crise econômica, que culmina na Revolução Francesa.

• Exercícios: p. 115

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