terça-feira, 26 de janeiro de 2010

9o Ano - UNIFICAÇÃO ALEMÃ




• Formação do estado Alemão

- Dos povos germânicos à organização do Estado – À época do império Romano, a região onde hoje se localiza a Alemanha era habitadas por povos que os romanos chamavam de germânicos. O principal reino é o dos francos, que pelo tratado de Verdun (843), fora dividido em três partes.

- Criação do Sacro Império Romano-Germânico (962) – Oton, o Grande, com a ajuda dos padres para vencer o poder dos senhores feudais, tornou-se chefe da Igreja na Alemanha. Coroado pelo Papa, Oton fundou o Sacro Império Romano-Germânico (I Reich Alemão). O título de imperador não era hereditário. Subornos e concessões para eleger um novo imperador diminuíam sua autoridade. Áustria e Prússia, nesse sentido, eram muito particulares.

- Áustria e Prússia – a Áustria, controlado pelas famílias dos Habsburgos, onseguiram garantir a eleição dos imperadores – hegemonia sobre o Sacro Império. Prússia – Formada na região do Báltico e rival da Áustria, torna-se uma potência militar.
Napoleão, depois de derrotar os austríacos, derruba o Sacro-Império em 1806

- Congresso de Viena – Forma-se a Confederação Germânica (39 estados), presidida pelo imperador da Áustria. Em 134 há a Zollverein para unificar economicamente a nascente confederação. Ou seja, é importante, pois é o primeiro passo para a Unificação política.

- Otto Von Bismarck – Acreditava que a unificação da Alemanha seria feita numa luta contra a Áustria. Para isso, era preciso que a França se mantivesse neutra. Um conflito entre a Prússia e a Áustria acaba com a Confederação Germânica. Cria-se a Confederação da Alemanha do Norte, sob controle prussiano.

- Guerra Franco-prussiana (1870-1871) – Formação dos estados do Sul da Alemanha, em decorrência da Guerra por causa da vacância do trono espanhol. França perde os territórios da Alsácia-Lorena, que aumenta a rivalidade entre os dois países. Forma-se o II Reich, formado por 25 estados confederados, onde a autoridade seria hereditária. Kulturkampf (luta pela cultura), liderada por Bismarck, de caráter anticlerical.

-Weltpolitik - Com Guilherme II, a Alemanha se estabelece como a 2ª maior potência, entrando em colisão com a Inglaterra. Com a derrota na primeira guerra mundial (impulsionada pela entrada dos EUA, acaba o II reich e proclama-se a republica (1919),

Nenhum comentário:

Postar um comentário