terça-feira, 26 de janeiro de 2010

8º Ano: A REFORMA




• Rompimento da Unidade da Igreja: 1054 – separação da Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Ortodoxa. No século XVI há outro rompimento: Martinho Lutero dá origem ao Protestantismo.
• Definição e caracterização da Reforma: Separação se daria em nome do resgate do verdadeiro cristianismo.
• Importância da Imprensa: A Reforma, de certa forma, foi filha da imprensa.
• Questões doutrinárias: Reforma teve interesses políticos, econômicos (governantes tinham como pretexto a legitimidade de confiscar bens da Igreja e colocar a religião sobre controle do Monarca) e sociais (pois seria a redenção dos despossuídos).
• Martinho Lutero (1483-1546): De origem humilde, tornou-se professor de Teologia de Wittenberg. Mesmo sendo profundamente religioso, se sentia pecador. Encontrou paz de espírito ao fundar uma religião que pregava a salvação somente pela fé, que acabava com a questão das indulgências. Em 1517, fixa na porta da capela de Wittenberg as 95 teses, que negava o valor das indulgências e ia contra a autoridade do papa. Em resposta, o Papa Leão X o excomunga. Lutero queima a Bula Papal publicamente (1520). Lutero tem a chance de se retratar em 1521 através da Dieta de Worms, porém se recusa e é banido do Sacro-Império Romano Germânico. Protegido por um eleitor de Saxe, traduz o novo testamento para o alemão. A Reforma divide a Alemanha (que já era dividida em vários reinos) entre Luteranos e Católicos. Pela Confissão de Fé de Augsburgo (1530), definiu-se a doutrina do protestantismo. A Igreja Luterana recitava as preces em alemão (e não mais em latim) e acaba com os votos monásticos e com o celibato dos padres.
• Protestantes: Habsburgos se sucedem no trono e por intermédio de uma rede de casamentos constituem um vasto território sob seu controle. Instala-se a rivalidade entre a França e os Habsburgos. Os Habsburgos queriam fazer da Alemanha um império único e pretendiam, para isso, impedir a expansão do Luteranismo. Vários príncipes protestaram, dizendo que não atenderiam ao imperador, sendo por isso chamados de protestantes. Os protestantes tentam uma aliança com a França quando o imperador ameaça agir com força. A aliança ficou conhecida como Liga de Smalkaden (1531). A Liga fora derrotada pelo rei Carlos V em Muhlberg (1547), que abandona a guerra contra os protestantes para se concentrar na guerra contra a França.
• Paz de Augsburgo (1555): Os príncipes passaram a ter o direito de escolher entre o catolicismo e o protestantismo. Os súditos deveriam seguir a religião proposta por seu superior.
• Conseqüências da reforma: Dividiu ainda mais a Alemanha e fortaleceu o poder dos príncipes (com o confisco dos bens da Igreja), adiando cada vez mais a Unificação Alemã. A livre interpretação da Bíblia provocou uma multiplicação das Igrejas protestantes, fenômeno que presenciamos até os dias de hoje.



Exercícios: 13, 14 b,c,d e e; 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário