terça-feira, 26 de janeiro de 2010

7o. Ano: OS FRANCOS – DINASTIA CAROLÍNGIA




• Pepino, o Breve (751-768): primeiro rei da dinastia Carolíngia, fortaleceu a aliança com a Igreja e combateu lombardos, saxões e árabes. “Sagrou-se” rei pelas mãos de São Bonifácio e do Papa Estevão II: passa a ser rei pela vontade dos francos e pela vontade de Deus (monarquia de direito divino – até 1789).
- Pepino retirou o território de Ravena dos lombardos e deu para a Igreja – formam-se, dessa forma os estados da Igreja, ou seja, o Patrimônio de São Pedro (até 1870).
- O papa passa a ter o poder espiritual e o poder temporal

• Carlos Magno (768-814) – O mais importante rei da dinastia dos Carolíngios. Foi coroado no dia de Natal pelo papa Leão III como o novo imperador do Ocidente. Alargou territórios, envolvendo França, Alemanha e Itália. Criou os missi dominici (enviados do senhor) – fiscais do império e as marcas (postos fortificados para defesa).
- Restituiu a ordem e difundiu o cristianismo. Ao interceder pelo papa em uma disputa com seus adversários, é restaurado o titulo que se extinguira em 476: o de imperador.
- Incentivou as artes e a criação de escolas, além de impulsionar o comércio. “Renascimento Carolíngio” – dava importância às letras, aprendeu a ler e criou uma escola-modelo. Tinha um ministério da instrução, que organizou a criação de escolas, sempre coordenadas pela Igreja.
- Criou o sistema de recomendações – relação senhor X vassalo. Uma maneira de se comunicar melhor com os súditos através de seus senhores, assim como controlá-los. Porém, para um governo fraco, era prejudicial.

• O Tratado de Verdun (843): Luís, o piedoso, não conseguiu manter o poder de seu Pai, Carlos Magno e foi deposto pelos próprios filhos. A disputa foi resolvida pelo Tratado de Verdun, que dividiu o Império Franco em 3: França (Carlos, o Calvo), Germânia (Luís, o Germânico) e Lotaríngia (Lotário). Há o enfraquecimento dos poderes do rei e fortalecimento da nobreza local. Quando Luís V morre sem deixar descendentes, assume Hugo Capeto, que funda a dinastia Capetíngia.

Exercícios: pp.117 até 118 – 14 até 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário