terça-feira, 26 de janeiro de 2010

8o. Ano - ASTECAS




• O nome asteca: Faz referência à cultura dos povos pré-colombianos do México central. Nome aplicado apenas ao México Tenochtitlán. Chamados mexicas ou tenochcas, os astecas eram apenas aqueles considerados como ancestrais, vindos de Atztlán (origem do nome Asteca). Os historiadores perpetuaram o nome Asteca que serve de genérico para vários povos mexicanos.
• Montezuma II – Entre 1502-1503 houve o apogeu do Império Asteca. Possuía uma corte opulenta e aristocrática que impressionou os espanhóis. O poder era baseado em tributos.
• Hernán Cortez: 1519- os Tlaxcala se tornaram aliados naturais dos espanhóis, pois eram inimigos dos Astecas. Para os espanhóis, Tenochtitlán significou uma boa acolhida, baseado no retorno de Quetzalcoatl. Porém, quando os astecas se revoltam, os espanhóis abandonam a capital, voltando em seguida no episódio conhecido como La noche triste, onde Montezuma II morre. Em 1521 Cortês toma Tenochtitlán e executa o sucessor de Montezuma II, Cuauhtemoc. Em 1524 termina o império Asteca.
• Subsistência dos astecas: Tinham uma agricultura ampla baseada no milho, com o qual fazia o tlaxcalli (tortilla ou taco). Usavam o cacau como bebida. Faziam a rotação do solo, a irrigação e utilizavam armazéns. Sua cozinha era rica e apimentada, e a carne provinha da caça.
• Sistema econômico: Era razoavelmente bem desenvolvido. Tinham um organizado sistema tributário, sendo Tlatelolco o maior mercado, atraindo cerca de 60 mil pessoas diariamente. Havia mercadores profissionais, os pchtecas organizados em corporações. Utilizava-se o escambo e também mantas e sementes de cacau como moedas.
• Urbanismo: Dois grandes centros urbanos merecem destaque: Tenochtitlán e Tlatelolco. A capital era provida de vários palácios.
• Camadas Sociais: Era basicamente formada pelos pipiltins, nobres proprietários e militares, pelos macehualtins, que eram homens comuns que trabalhavam nas propriedades e pagavam impostos aos líderes locais e pelos tlacotins, escravos que tinham direitos assegurados e podiam ser livres novamente.
• Política: As cidades eram governadas pelo sistema de cidades-estado (cabeçeras) com alto grau de controle interno e autoridade. O governo de Tenochtitlán se dava por uma única linhagem imperial, onde o rei, o tlatoani regia junto de um conselho formado por parentes próximos. Os cargos administrativos eram hereditários.
• Cultura e religião: Os Astecas se comunicavam através do nahuatl, onde um sistema pictográfico servia para atestar a religião e os impostos. Os astecas tinham muita habilidade com plantas medicinais. A religião possuía um papel de extrema importância na cultura Asteca. Possuíam vários sóis, sendo o 5º o Sol contemporâneo. O Sol, na cultura asteca se alimentava de coração e sangue, pregando os sacrifícios. Os templos, chamados teocalli eram responsáveis pela educação e pela religião, e tinham forma piramidal. Os sacedortes, os teopixqui eram celibatários, viviam em claustros e se dedicavam a atividades de oferendas e sacrifícios. Os nahualli eram os curandeiros.
• Arte: Faziam esculturas monumentais. A tecelagem era atividade feminina. A literatura oral era rica em detalhes, assim como a música, utilizada em rituais religiosos. A coreografia durante os ritos era muito sofisticada.

2 comentários:

  1. é bem interessante colocar esses assuntos em palta.pois só assim conseguiremos dar mais subsidios aos nossos alunos

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Rosa, muito obrigada pela colaboração. Visita sempre nossa "casa". Um forte abraço!

    ResponderExcluir