terça-feira, 26 de janeiro de 2010

8º Ano: EXPANSÃO DA REFORMA




• Luteranismo nos países nórdicos: A partir da Alemanha, o luteranismo ganhou o norte da Europa: Dinamarca, Noruega e Suécia, por exemplo, onde a adesão à doutrina de Lutero se deu principalmente pelo interesse em confiscar os inúmeros bens do clero.
• A Reforma na Suíça: Mais próximo dos humanistas que de Lutero, Ulrich Zwinglio introduziu em 1523 no país uma religião que eliminava o culto à imagens, abolia a missa. Zwinglio chegou a ter conflitos com Lutero e chegou a liderar movimentos armados contra os católicos resistentes da Suíça. Morreu em batalha em 1531.
• O Calvinismo: João Calvino era favorável às teses de Lutero. Instalou-se na Suíça e impôs uma severa disciplina moral: obrigou a freqüência aos cultos, proibiu bailes e considerou desvios da religião como crime. Tornou-se um tirano em Genebra (“Roma” do protestantismo), enviava à fogueira aqueles que não concordavam com sua crença. Existem diferenças entre o calvinismo e o luteranismo. Enquanto a doutrina de Lutero subordina a Igreja ao Estado, Calvino faz o contrário: insere uma filosofia que prega a independência e o individualismo. Como Lutero, Calvino acreditava que o homem só encontrava a salvação pela fé. Porém, diferente de Lutero, acreditava que Deus escolhia aqueles que seriam salvos – teoria da predestinação. No calvinismo suprimiram-se as cerimônias, o altar e a hierarquia e passava a chamar os sacerdotes de pastores ou ministros.
• Max Weber e o Calvinismo: A prosperidade econômica seria um sinal de predestinação, ou seja, uma bênção de Deus. Assim, o calvinismo vem ao encontro dos interesses capitalistas. O trabalho seria capaz de tirar o homem do pecado, e o acúmulo de riqueza seria fruto do árduo trabalho. Resulta daí que os calvinistas tinham excelente situação econômica.
• Calvinismo na Escócia: A Igreja Calvinista na Escócia se chama Igreja Presbiteriana e se desenvolveu justamente por razões políticas: o confisco de bens da Igreja fez os escoceses abraçarem o protestantismo. Maria Stuart é a responsável pela Confissão de Fé, que legitima o protestantismo na Escócia.
• Calvinismo na França: O rei Henrique II considerava hereges todos aqueles que eram protestantes, e iniciou uma caçada contra aqueles que tinham adotado a Confissão de Fé de Calvino. Os conflitos são conhecidos como as Guerras da Religião.
• O Anglicanismo: Henrique VIII tinha sido considerado pelo Papa Leão X um “defensor da fé” por ter escrito um panfleto contra Lutero. Porém, ao ter negado o pedido de divórcio de Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena, Henrique VIII promulga o Ato de Supremacia (1534), que o torna chefe de Estado e da Igreja da Inglaterra. Confisca os bens da Igreja, se divorcia e foi muito violento com quem se opunha ao novo sistema. A diferença principal do Anglicanismo e do Catolicismo era a não obediência ao papa, ou seja, o anglicanismo é uma mescla de Calvinismo e Catolicismo. Porém, o Anglicanismo enfrentou oposição dos protestantes ingleses, que queriam purificar a Igreja Anglicana dos resquícios de catolicismo. Por essa razão, são chamados de puritanos.

Exercícios: p. 124

Nenhum comentário:

Postar um comentário