terça-feira, 26 de janeiro de 2010

9º ANO: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL





• Antecedentes: Foram várias as crises que culminaram na Segunda Guerra Mundial: as dívidas de guerra alemã, os novos países e fronteiras que surgiram com o Tratado de Versalhes, os problemas no Oriente Médio entre Turquia, França e Inglaterra, o choque de interesses entre o Japão e os EUA e a intervenção italiana na Etiópia.
• Expansionismo Alemão: Hitler cria uma situação na Europa em que a guerra era iminente. 1) A Alemanha retira-se da Liga das Nações (1933), 2) Se rearma clandestinamente, 3)Faz o pacto de não agressão Germano-Polonês (1934), 3) Anschluss (1934), abortada por causa de Mussolini; 4) permissão da França para a Itália agir livremente na Etiópia, 5) restabelecimento do recrutamento militar na Alemanha 5) Inglaterra reconhece implicitamente o rearmamento alemão (1935) 6) Leis de Nuremberg (1935) colocam os judeus fora das leis da Alemanha 7) Remilitarização da Renânia (1936), 8) Eixo Roma-Berlim (1936) 9) Pacto Antikomintern entre Alemanha e Japão (1936) 10) Intervenção alemã na Guerra Civil Espanhola (1937) 11) Intervenção inglesa e política de apaziguamento em relação aos Sudetos (1937) 12) consolidação da Anschluss (1938).
• Crise dos Sudetos: Uma região da recém formada Tchecoslováquia (1918), onde viviam os alemães (os Sudetos), estavam sob liderança da Tchecoslováquia. Hitler defendia a anexação do território. A situação se agrava em 1938.
• Conferência de Munique (1938): para tentar resolver a questão dos Sudetos, a Inglaterra propõe uma Conferência, que conta com a participação da Itália e Alemanha e França. Preservam a independência da Tchecoslováquia, porém, permitem a anexação dos Sudetos.
• Desmembramento da Tchecoslováquia: Hitler ocupa, além dos Sudetos, a Boemia e a Moravia. Hungria e Polônia ocupam o que restou da Tchecoslováquia, que deixa de existir.
• Questão Polonesa: Determinação do Tratado de Versalhes, o Corredor Polonês cortava a Alemanha em duas. Hitler, querendo acabar com a imposição, não consegue apoio da Inglaterra, pois tinha quebrado o acordo do Pacto de Munique, garantindo a independência da Polônia em 1939.
• Aumenta a tensão: Mussolini invade e anexa a Albânia, e forma com Hitler o Pacto de Aço (1939), aliança ofensiva-defensiva em caso de guerra.
• Pacto Germano-Sovietico (Ribbentrop-Molotov) – O lado que tomaria a URSS seria fundamental para os caminhos das negociações. Hitler propõe o acordo Germano-Soviético, assinado em 1939, que dava carta branca para a ocupação da Polônia. Fazia parte do plano uma cláusula secreta que previa a partilha da Polônia entre alemães e soviéticos.
• Deflagração da guerra – sem declaração formal, tropas alemãs invadem a Polônia em 1939. Inglaterra exige a sua saída, mas a Alemanha nega. Inglaterra declara guerra à Alemanha. A França faz o mesmo.
• Periodização: 1939-1941 (países do Eixo), 1942-1945 (aliados)
• Blitzkrieg: A Polônia foi arrasada em três semanas por ataques aéreos e carros blindados. Era a guerra-relâmpago, posteriormente conhecida como Blitzkrieg.
• Drôle de Guerre (Guerra de Bricadeira)- Frente aos ataques alemães, os franceses se abstiveram de tomar iniciativa de ataques, o que ficou conhecido como drôle de guerre.
• Ofensiva alemã: Alemanha ocupa a Dinamarca, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, atacando em duas frentes, pelo norte e pelo Sul. Em seguida, em 1940, ocupam o sul da França, com sede em Vichy. Termina a Terceira República Francesa.
• Batalha da Inglaterra: Charles de Gaulle pede que os franceses resistam à ocupação alemã, formando-se a Resistência Francesa. A Inglaterra é o único país a resistir às potências do Eixo. Ao tentar atacar o país, Hitler recebe forte resistência inglesa. Hitler adia o desembarque.
• Guerra nos Mares: Hitler queria forçar a rendição da Inglaterra pela fome e falta de recursos. Em 1841, Churchill e Roosevelt dão a público a Carta do Atlântico, enunciando princípios democráticos que norteariam o mundo pós-guerra.
• Operação Barbarossa: As relações entre Alemanha e URSS eram cordiais, mas com muitas desconfianças. Em 1940, Hitler ocupa as Repúblicas Bálticas, para garantir suprimentos para garantir a invasão no território russo. A Operação Barbarossa deveria ocupar a Rússia, iniciando pela Ucrânia, Leningrado e Moscou. Com o tempo, longe de suas bases, as forças alemãs foram se desgastando.
• Pearl Harbor: Os japoneses atacam, com a força kamikaze, a base norte-americana de Pearl Harbor no Havaí. Os japoneses estavam expandindo-se comercialmente e militarmente, e, ocupando a Manchúria, desgastaram as relações da China com os EUA. O Japão, durante a Segunda Guerra, era aliado da Alemanha. Ao ocupar as colônias francesas da Indochina, na China, provocam reação dos EUA, que exigem sua retirada, por afetar seus interesses na área. O governo norte-americano passa a aplicar uma série de sanções aos japoneses, que, como resposta, ataca a base norte-americana no Havaí, e, em pouco tempo, ocuparam boa parte das ilhas no Pacifico. Enquanto isso, os países do Eixo sofrem duras perdas. A entrada dos EUA e a ofensiva da URSS são fundamentais nesse período.
• Derrotas japonesas e alemãs: Os japoneses começam a acumular derrotas, passando de iniciativa a defensiva. Enquanto isso, os Alemães são contidos, além de perderem a Batalha de Stalingrado, passando também à ofensiva em 1943.
• Queda de Mussolini: Os Aliados desembarcam na Sicilia, invadindo e destituindo Mussolini (1943), sendo que a Itália passa a lutar ao lado dos Aliados contra a Alemanha. Nesse contexto, se destaca a FEB, que ajudou a expulsar os alemães da península itálica.
• O dia D: Aliados desembarcam no norte da França, na Normandia, sob comando de Eisenhower. O chamado dia D (06/06/1944) faz com que os alemães recuem. A ofensiva oriental da URSS se junta ao ataque, impondo pesadas derrotas aos alemães.
• Rendição alemã: No inicio de 1945, a Alemanha estava ocupada por todos os lados. As fontes de suprimentos estavam esgotadas. Hitler se suicida em Berlim (02/05/1945). Os alemães se rendem cinco dias depois.
• Resistência japonesa: Os japoneses ainda resistiam. Cálculos dos estrategistas norte-americanos levaram à conclusão de que a guerra poderia se estender ao longo de 1946. Resolvem então, recorrer às bombas atômicas, que assolam as cidades de Hiroshima e Nagasaki (06 e 09 de agosto de 1945). O Japão se rende no dia 02/09/1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário