terça-feira, 26 de janeiro de 2010

7o. Ano: A BAIXA IDADE MÉDIA


• Periodização da Idade Média: 476 – 1453 – Idade Média – dos séculos XI-XV é considerada Baixa Idade Média.
• Panorama da Baixa Idade Média: 1) Aconteceram novas invasões: da Escandinávia vieram os normandos, do leste os húngaros e do sul os muçulmanos, que fizeram do Mediterrâneo um “lago árabe”. 2) Consolidam-se as monarquias medievais. 3) A Igreja passa por uma reforma: o Papa passa a incentivar as Cruzadas, que além do ideal religioso, fortaleceram as relações comerciais. 4) Ocorre o renascimento comercial, surgindo a poderosa classe dos comerciantes. 5) Surgem as universidades 6) Crises do século XIV – Guerra dos Cem Anos (1337-1453), peste negra e alterações no sistema feudal contribuem para o declínio da Idade Média, 7) Os servos ganham sua liberdade.
• Invasões nos séculos IX e X: Império Franco fora enfraquecido, além do Tratado de Verdun (843), por invasões diversas em suas fronteiras, que demonstravam a fragilidade do poder fragmentado. Inicialmente, as invasões visavam atacar mosteiros e roubar suas riquezas. Com o tempo, passaram a cobrar tributos das populações ameaçadas de invasão. Muitos adotaram o cristianismo e formaram Estados na Europa. São exemplos:
• Sarracenos: Sarraceno é o nome dado aos muçulmanos, árabes ou outros povos islamizados. Em 711, os sarracenos já ocupavam boa parte da Península Ibérica. Iniciaram os ataques como piratas, buscando escravos e mercadorias. Ocuparam da Itália até Portugal.
• Húngaros: Os húngaros são de origem asiática e se estabeleceram próximos ao Rio Danúbio, na região da Panônia (atual Hungria). Sua principal arma de invasão era sua eximia cavalaria. Depois de anos de luta, o saxão Oto, o grande, Poe fim nas invasões húngaras na Batalha de Lechfeld (955).
• Normandos: Noruegueses e dinamarqueses atacaram durante um século a Europa Ocidental. Ocuparam partes da França, Inglaterra, Sicilia e Rússia. Se chamavam de vikings (guerreiros do mar). Deixavam um rastro de violência por onde passavam e se caracterizavam, sobretudo pela Marinha, que chegou, inclusive, na América, antecipando em quase 500 anos o feito de Cristovão Colombo. O prestigio do rei normando se deve à capacidade militar e à generosidade com que distribuía os produtos dos saques. Os chefes foram eternizados nas sagas normandas. Dedicaram-se às atividades comerciais e pesca nos mares do norte, além do comércio de peles.

• Exercícios: Ap. 03 - pp. 86-87

Nenhum comentário:

Postar um comentário