terça-feira, 26 de janeiro de 2010

6º Ano: IMPÉRIO DE ALEXANDRE MAGNO


• Hegemonia Macedônica: Aproveitando as lutas interas da Grécia, Filipe II conquista várias colônias gregas. Num Congresso de Corinto (337 a.C), Filipe II é designado como o general da Grécia contra os Persas. No ano seguinte, Filipe II é assassinado por seu filho Alexandre, que assume o trono, que sufoca rebeliões contra o seu poder.
• Conquista do Império persa: Consolidado seu poder sobre a Grécia, Alexandre investe contra os persas. Derrota Dario III sucessivamente, conquistando a Mesopotâmia e a Pérsia. O antigo Império Persa passam às mãos de Alexandre, que conquista também as cidades fenícias e o Egito. Funda Alexandria no Egito em 332 a.C. Morre em 323 a.C com 33 anos.
• Desmembramento e domínio romano: Com o esfacelamento da família real, os governadores de Alexandre se tornam reis e passam a disputar entre si o vasto império. Em 282 a.C restam apenas 3 grandes estados: Egito, Macedônia e Síria, que, fracos, não conseguirão deter os romanos. A Grécia é incorporada ao império Romano em 146 a.C.
• Civilização helenística: Do ponto de vista cultural, é a junção da cultura grega e oriental que se deu principalmente com a figura de Alexandre Magno, que, vindo do Oriente, fora discípulo de Aristóteles. Tal civilização ultrapassava barreiras étnicas e religiosas. Uma língua que era síntese entre o grego e as línguas orientais (o koiné) era usada nas transações comerciais. Ocorre a substituição das cidades-estado por monarquias, urbanização e autonomia administrativa, uma herança grega. Herançad dos gregos para nossa civilização: a arte, a literatura, a filosofia e a atitude indagativa que daria origem à Ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário