terça-feira, 26 de janeiro de 2010

8o. Ano - O BRASIL NOS SÉCULOS XVI E XVII




• Panorama geral: Portugal decide dar mais atenção à colônia, já que outros empreendimentos na África e Ásia não estavam dando o mesmo retorno;
- A América Portuguesa estava despertando interesses em muitas potencias européias: o monopólio era um incentivo a ataques e contrabando.
- Inicialmente os estrangeiros faziam alianças com os índios, depois atacaram cidades litorâneas: holandeses e franceses chegaram a ocupar efetivamente alguns territórios do Brasil;
- Desbravamento do território (pecuária) e disputa por terras com a Espanha (Tratado de Tordesilhas).
• Tomé de Souza (1549-1553): Primeiro governador geral, trouxe consigo jesuítas e fez melhorias nas fortificações do litoral. Criou o bispado do Brasil e incentivou a cana-de-açúcar e o trafico negreiro.
• Duarte da Costa (1553-1557): Trouxe mais jesuítas. Durante seu governo, foram freqüentes os conflitos com os indígenas. É fundado, em 1554, por Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, o Colégio de São Paulo, que daria origem à cidade de SP. Grave episódio: invasão francesa no Rio de Janeiro, que fundaram a França Antártica, ameaçando a soberania de Portugal.
• Mem de Sá (1557-1572): Trouxe apoio contra os franceses e indígenas hostis - Confederação dos Tamoios (1563). Estácio de Sá chega para ajudar o tio contra os franceses, consegue sucesso e funda em 1565 a cidade do Rio de Janeiro. Dois anos depois, os franceses são expulsos.
• Governo dividido (1572-1577): D. Sebastião decidi dividir o Brasil em dois governos: Norte (com sede em Salvador) e Sul, com sede no Rio de Janeiro. Não deu bons resultados.
• D. Sebastião: Assume o poder aos 3 anos depois da morte do avô D. João III. Foi considerado maior de idade aos 14 anos e era um tipo doentio – fanático religioso. Achava que as mulheres eram obra do diabo e alimentava sonhos de Cruzada. Morre em circunstancias misteriosas, desaparecendo entre os mouros (1578). Sua morte dá origem ao Sebastianismo.
• Crise dinástica: D. Sebastião não tinha deixado descendentes. Parentes próximos passam disputar o cargo, e vence o rei da Espanha, Filipe II, que se torna rei também de Portugal.
• Conseqüências do domínio espanhol para o Brasil: Portugal ganhava como inimigos um de seus grandes parceiros comerciais do açúcar: a Holanda, que era inimiga da Espanha. Resultado: invasão holandesa (1624-1634) e penetração além do Tratado de Tordesilhas.

Casa: Sebastianismo – leitura e exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário