terça-feira, 26 de janeiro de 2010

8o. Ano - A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS




• Características gerais da colonização
Formas de colonização
- Principais colonizadores: portugueses, espanhóis, ingleses e franceses
- Métodos de administração – muito diferentes, com certos traços comuns entre elas.
Tipos de Colônias:
- Colônias de exploração – principal atividade é a econômica para complementar a renda da metrópole. Se caracterizam pela plantation e são representadas pela América Portuguesa, Espanhola e as colônias do sul da América do Norte.
- Colônias de povoamento - áreas onde pessoas que fugiam de perseguição religiosa de refugiaram, onde formaram comunidades onde pudessem professar livremente suas crenças. Características: economia de subsistência e organização mais democrática. Exemplo: colônias inglesas da Nova Inglaterra.
Recursos para a Colonização:
- Não existia orientação para colonizarem o novo mundo, além de que esta era uma tarefa que exigia muitos gastos que as metrópoles muitas vezes não podiam arcar.
- Incentivou-se a iniciativa privada através de privilégios a alguns indivíduos. Se fracassassem, os empreendimentos eram incorporados à Coroa.
Administração Colonial
- O regime absolutista é “exportado” para as colônias. O Rei é a autoridade absoluta.
- Seus representantes eram conhecidos como vice-reis, governadores, governadores-gerais, capitães-gerais. Recebiam regalias na Corte caso a administração fosse feita com sucesso.
- Poder municipal – Era responsável pela administração local. Organizavam-se de acordo com o modelo das metrópoles. Eram as Câmaras Municipais (América Portuguesa) Cabildos (América Espanhola) e Casa de Representantes na América Inglesa.
- Fiscalismo e monopólio – preocupação com a cobrança de impostos e regime monopolista.
Trabalho compulsório
- Trabalho obrigatório, pois a abundancia de terras tornou impraticável o trabalho assalariado (o colono iria querer sua própria propriedade, não se sujeitando a trabalhar para os outros).
Indentured servant (servidão por contrato) – contrato serveria para pagar o transporte e as instalações com seu trabalho
Repartimiento – Indígenas repartidos entre os proprietários ou serviços públicos para exercerem o trabalho compulsório
- Encomienda - Indígenas encomendados a um proprietário para o qual trabalhariam para pagar os impostos devidos à Coroa.
- Mita ou cuatequil – Em sistema de rodízio, os índios teriam que prestar serviços públicos.
- Escravidão – O indivíduo é considerado objeto e é propriedade de seu senhor. Foi predominantemente Africana (na África os nativos se escravizavam entre si), cujo tráfico movimentava uma grande quantia de dinheiro.
O papel da religião na colonização
- A religião teve forte papel em todas as iniciativas coloniais, que foram concomitantes à Reforma na Europa (Igreja Católica queria expandir a fé – companhia de Jesus).

Exercícios: 17 até 20 p. 109

Nenhum comentário:

Postar um comentário