terça-feira, 26 de janeiro de 2010

6o, Ano: A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA


A expressão “Civilização Clássica”: Caracteriza tradições culturais distintas que se evidenciaram na Bacia do Mediterrâneo (compreendendo gregos e romanos). Muito de sua cultura tinha sido incorporada de outros povos, embora fossem chamados por eles de “bárbaros”. Gregos e Romanos eram parecidos, sobretudo, na intenção do ideal humanístico.

O Humanismo: Homem no centro do universo. Cultura a serviço das aspirações humanas. Em nenhuma outra civilização da Antiguidade essa questão foi levada tão longe.

Forças sobrenaturais e destino: O mundo fora criados por forças muito mais poderosas que o homem, que por sua vez, deveria servir estas forças. Na mesopotâmia e Egito, por exemplo, os homens ficavam em posição de inferioridade com relação às forças sobrenaturais que acreditavam. Todas as esferas estavam subordinadas ao sobrenatural: Estado, vida social, economia e costumes.

Um mundo para os homens: um mundo para os homens. A razão seria o principal meio de se explicar os acontecimentos, e que, a humanidade poderia controlar a natureza por intermédio da razão. A natureza, então, não seria mais um complexo de forças obscuras. Irracionalidade e maldade seriam características humanas.

Ideal greco-romano: Cuidadoso exame do mundo, que deveria servir às necessidades humanas. O ideal era melhorar a vida terrena, se importando menos com a felicidade eterna.

Um comentário:

  1. Primeiro comentário é meu \õ
    Muito bom , me ajudou muito .
    Muito obrigada .
    (:

    ResponderExcluir