terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ESTADOS UNIDOS: DA INDEPENDÊNCIA (1776) À GUERRA DA SECESSÃO (1865)




• EUA após a Independência: O território era formado pelas 13 colônias segundo o Tratado de Paris assinado em 03/09/1783.

• Organização política inicial: Cada estado teria sua própria constituição, enquanto que o legislativo seria formado por duas Câmaras e o executivo se formaria através de um governador eleito entre os homens livres. O voto era censitário.

• “Artigos da Confederação”: Começando a funcionar em 1781, era como uma liga da amizade. Não havia poder Judiciário ou Executivo, havia o chamado “Congresso Continental”.

• Congresso Continental: Não tinha autonomia. Não podia cobrar impostos, covocar tropas, punir àqueles que não cumpriam as leis, não podiam obrigar os estados a cumprir os acordos e também não tinha autonomia econômica. Passou a existir uma preocupação comum de se estabelecer um governo nacional através de uma Constituição.

• A nascente sociedade dos EUA: No Sul se concentram os grandes proprietários que baseiam suas atividades na plantation. O Centro concentra uma população de comerciantes de várias nacionalidades e o Norte, mais democrático, era composto de pequenos proprietários mais rudes e independentes. Ainda existia um problema: faltava uma autoridade central.

• Constituição de 1787 - “Convenção de Filadélfia”: Foi baseada nos ideais de Locke e Montesquieu e definiam as normas gerais do governo. Entrou em vigor em 1789 e determinou o Federalismo e a divisão dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário).

• Regulamento do Noroeste (13/07/1787): pelas Cartas do Oeste, fica determinado que o Noroeste do rio Ohio seria de domínio federal. Tais terras poderiam se ocupadas e colonizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário