terça-feira, 26 de janeiro de 2010

8º Ano: DESPOTISMO ESCLARECIDO




• Reformas no continente Europeu: Em alguns países, ocorreu um movimento conhecido como Despotismo Esclarecido. Ainda eram déspotas, mas que chegaram a incorporar algumas idéias de alguns filósofos iluministas. Pretendiam agir segundo a razão, tendo em vista o bem público e fazendo algumas reformas. Os principais déspotas esclarecidos foram:
• Frederico II da Prússia: Instruído, correspondia-se com Voltaire. Praticou a tolerância religiosa, procurou desenvolver a instrução popular (primeiro a instituir a educação primária obrigatória, adotando jesuítas como professores). Aboliu a tortura e elaborou um novo código penal.
• Catarina II da Rússia: Correspondia-se com Voltaire, Diderot e D’Alembert. Tentou reformas, mas encontrou muita resistência da nobreza. Tomou medidas contra a corrupção, construiu hospitais e escolas, além de tentar modernizar o país.
• José II da Áustria: Atuou no campo social, político e religioso. Aboliu a servidão (os servos tornaram-se proprietários das terras em que trabalhavam), estabeleceu igualdade entre todos com relação aos impostos, tolerância religiosa e submeteu a Igreja ao Estado.
• Leopoldo I (Itália) – Suprimiu a Inquisição, deu liberdade de comércio aos burgueses, estabeleceu igualdade dos súditos perante aos impostos, aboliu a tortura e a pena de morte.
• Marquês de Pombal: ministro de Portugal tentou estancar a decadência econômica e a dominação ideológica da Igreja. Pombal governou Portugal durante todo o reinado de D. José I (1750-1777). Ele reconstruiu Lisboa, expulsou jesuítas do Brasil e confiscou seus bens. Por essas reformas, é considerado um déspota esclarecido.
• Tentativa de conter a crise do Antigo Regime: Ocorreu onde a Igreja e a nobreza tinham papel significativo. Ao invocarem as luzes da razão, os governantes queriam mesmo era fortalecer o próprio poder. Não se guiavam pelo livre-comércio, incentivavam a manutenção do monopólio. As intenções foram boas, mas encontraram muitas resistências da nobreza. São tentativas de conter a crise que assolava o Antigo Regime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário